Faixa Elástica: Conheça Benefícios e Exercícios

U Milena Costa    t 13 de Fevereiro de 2018


A faixa elástica é ótima para praticar exercícios em casa ou na academia. Muito usada em treino de pilates, ela melhora a flexibilidade e resistência. Esse acessório é ótimo para ganhar força e para treinar em casa.

Nesse artigo você aprende mais sobre esse acessório e como usá-lo em casa, assim poderá fazer exercícios usando a faixa elástica em casa ou na academia e até em outros lugares. Como por exemplo, quando viajar.

faixa elástica

Faixa Elástica

Desenvolvidas na Rússia nos anos 50, a faixa elástica ajudava no treinamento de atletas. Além de treino ela também ajuda em terapias de reabilitação. Elas logo ganharam o mundo e se mostraram ótimas para pessoas com pouca flexibilidade conseguirem treinar e ganhar mais força e flexibilidade.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os primeiros passos para praticar yoga em casa

Você as encontra no mercado com outros nomes como Bandas elásticas, flex bands, ou gomas elásticas. As cores determinam a resistência de cada faixa, sendo que você pode comprar um kit com as resistências fraca, média e alta e treinar em casa com elas.

faixa elástica

Benefícios

Para quem viaja muito ou tem pouco tempo, aprender a usar a faixa elástica é ótimo. Elas são de fácil transporte podendo ser levadas na mala em viagens. Além de requerer pouco espaço para o treino. Assim quem tem pouco tempo não precisará interromper suas atividades físicas com o uso da faixa.

Além da facilidade que representa, a faixa elástica traz muitos benefícios ao corpo. Fortalece a musculatura do corpo.  Fortalece as articulações e melhora muito a flexibilidade do corpo. Ajudando assim em outras atividades.

faixa elástica

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como emagrecer usando suplementos alimentares

A faixa elástica serve para trabalhar qualquer parte do corpo e não tem contra indicação. Portanto qualquer pessoa em qualquer idade pode usar a faixa elástica. Inclusive você pode aprender a usá-la em casa, sem a necessidade de frequentar uma academia, para os que não gostam.

Exercícios

Abaixo você encontra 3 exercícios fáceis de fazer com a faixa elástica. Com ela você pode fazer esses exercícios até mesmo em casa e se sentir muito melhor.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre alimentos que tiram a energia no cotidiano

Vale lembrar que o indicado é fazer 3 repetições de 10 a 15 repetições de cada exercício. Entre as séries você deve tomar uns 2 minutos de intervalo.

  • Glúteos quatro apoios com faixa elástica

faixa elástica

O músculo envolvido é o glúteo máximo e esse exercício é ótimo principalmente para as mulheres que querem um bumbum durinho. Você deve ficar na posição de quatro apoios, joelhos e mãos no chão, segure as extremidades da faixa com as mãos e coloque o centro dela na sola do pé.

Mantenha o abdômen contraído enquanto realiza a extensão do joelho e quadril empurrando o pé para cima. Volte à posição inicial e repita. Faça isso com os dois pés.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 7 dicas para vencer a preguiça na hora de malhar

  • Elevação lateral com faixa elástica

faixa elástica

Para exercitar o bíceps com esse exercício é necessário colocar a faixa em baixo dos pés e segurar as extremidades com as mãos. Depois realize a elevação lateral dos ombros e volte à posição de antes.

  • Agachamento com faixa elástica

Afaste as pernas na largura do quadril e posicione a faixa elástica embaixo dos pés. Segure as extremidades com as mãos e coloque sobre os ombros. Depois só agachar como você já faz os agachamentos.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *