Fazer musculação não é tão simples quanto parece

U Marcos A.    t 21 de janeiro de 2015


Quem aqui nunca se sentiu inibido ao chegar na academia pela primeira vez e ver aquelas pessoas com corpos esculturais colocando quilos e mais quilos de pesos na máquina para praticar os exercícios? E como você também quer ter um corpo como aquele acaba seguindo a mesma linha de raciocínio não é mesmo?

Conheça nossa dieta para ganhar massa muscular.

Fazer musculação não é tão simples quanto parece

Aumentar o peso para que ocorra um estímulo muscular também faz parte do treinamento. É claro que isso deve ser feito respeitando fatores importantes como tempo de descanso entre as séries, postura correta e sempre respeitar os limites do corpo. A questão das cargas exageradas faz parte do ciclo de forças que parece ser eterno, pois os aparelhos estão sempre com o peso máximo e cheios de anilhas.

Musculação não é tão simples

Dizer que musculação é apenas erguer o máximo de peso que conseguir é pura ignorância. Existe toda uma ciência e fisiologia por traz de como o músculo se comporta durante os exercícios. Além disso, existem milhares de fatores que interferem no treinamento e na eficácia dele.

Um dos grandes males que costuma afetar a vida desses “marombeiros de plantão” são os problemas articulares. É comum encontrar alguém que faz musculação com problemas nos joelhos ou nos ombros, sem falar da região lombar. Isso se deve ao excesso de carga e a péssima biomecânica na hora de executar os movimentos.

Fazer musculação não é tão simples quanto parece

O momento certo de parar as repetições

As repetições devem ser feitas até que ocorra a falha concêntrica, mas como saber? É bem simples. A falha acontece justamente naquele momento em que você tenta erguer um peso, mas simplesmente não consegue mais. Fisiologicamente o seu corpo já não suporta mais uma repetição e você precisa parar.

Para aqueles que buscam hipertrofia é interessante saber um pouco mais sobre as técnicas de intensificação de treinamento. O objetivo delas é fazer com que o músculo alcance a falha concêntrica momentânea gerando bons resultados e fazendo o músculo desenvolver.

Fazer musculação não é tão simples quanto parece

Tipos de técnicas de intensificação

Drop Set

É um tipo de treinamento pirâmide invertida. Você inicia com a sua carga habitual e depois vai reduzindo e aumento as séries até a fadiga. Você não precisa repetir a quantidade que já fez, apenas complementar com mais algumas repetições. Por exemplo, reduzindo dois quilos da carga é possível realizar mais 3 a 5 repetições.

6 – 20

Enquanto no tipo citado acima você irá reduzir a carga de duas a três vezes, neste aqui a carga será diminuída apenas uma única vez. A carga deve ser reduzi para menos da metade e o número de repetições deve subir, por exemplo, de 6 para 20 sem parar. Você sentirá a sensação de músculo queimando com uma carga mínima.

Super séries

Aqui você tem as biséries (2 exercícios sem descanso), as triséries (3 exercícios sem descanso) e as séries gigantes onde você tem 4 ou mais séries sem nenhum descanso. Você pode usar as superséries para grupos musculares diferentes, para agonistas e antagonistas ou para uma mesma cadeia muscular.

Fazer musculação não é tão simples quanto parece

Quando posso aplicar essas técnicas?

Tudo dependerá do seu nível de treinamento. O ideal é aplicá-las, ao menos, uma vez por semana em apenas um exercício ou em todos. Isso depende de quão avançado o seu treino se encontra. Com um plano bem elaborado de treinamento, levando em conta todos os mínimos fatores, o seu treino se desenvolverá muito mais rápido do que aqueles que estão malhando há muito mais tempo que você.


Uma resposta para “Fazer musculação não é tão simples quanto parece”

  1. luan disse:

    tenho uma duvida sob um material que quero compra esse material aqui http://goo.gl/wj5zuS mais queria sabe se realmente vale a pena.pesquisei e párese ser muito bom la
    fala sobre.formula Holística De Emagrecimento E Ganho Muscular Composta De Treino, Dieta e Programação Mental Provados Cientificamente e Criada Para Ser Aplicada Com Sucesso Em Qualquer Indivíduo.?

Deixe uma resposta