Ganhando Massa Muscular com o Repouso

U Marcos A.    t 13 de novembro de 2013


Quem pratica qualquer tipo de esporte deve estar sempre bem informado para não perder tempo em treinos e exercícios que não levam ninguém a lugar nenhum. Para os praticantes de musculação que almejam músculos bem definidos e hipertrofiados é importante saber que o repouso muscular é imprescindível para ganhar massa muscular de maneira mais rápida e saudável.

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O que é preciso

Para que o músculo crescer eles precisam de sobrecarga de peso, ou seja, sustentar uma grande quantidade de peso, sempre aumentando a quantidade para, aos poucos, ir aumentado o limiar de sustentação. Fazer as séries por mais tempo também ajuda a aumentar os músculos, aumentar o tempo de sustentação durante a tensão muscular é outra técnica utilizada que dá resultado.

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Repouso

Quem cometeu a besteira de malhar o mesmo grupo muscular todos os dias deve ter percebido que os músculos demoraram para crescer. Isso acontece porque nossa musculatura precisa de pelo menos 48 horas de repouso depois do treino com carga pesada. Entre as primeiras 24 horas e as próximas, ocorre a formação de vários tipos de proteínas para reconstruir o músculo.

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É nessa hora que entra a importância de consumir muita proteína, principalmente após o treino. O corpo precisa tanto das proteínas não essenciais, que são produzidas pelo nosso organismo, quanto as essenciais que podem ser adquiridas através da alimentação. Sem as proteínas essenciais não é possível reconstruir os músculos.

Hipertrofia

O inchaço que pode ser visto nos músculos durante o exercício não é hipertrofia como muitos pensam. Esse “inchaço” é conhecido como hipertrofia temporária, pois é resultado do edema que é formado nos músculos por conta das lesões nas fibras musculares e por causa do aumento do fluxo sanguíneo da região. Nesse momento acontece o que chamamos de catabolismo, que é a quebra de nutrientes como proteínas, carboidratos e lipídeos para proporcionar energia durante o exercício.

Leia também nosso artigo sobre a dieta para ganhar massa muscular.

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A hipertrofia acontece mesmo no repouso, num conjunto de reações às quais damos o nome de anabolismo. É quando acontece a síntese de substância para repor o que foi perdido durante o treino. Um pequeno detalhe é saber como isso acontece de fato. Quando uma pessoa que é sedentária começa a realizar treinamentos intensos com certa frequência, o corpo tem que se adaptar à nova realidade.

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Assim, o organismo precisa produzir muito mais proteínas para que ocorra maior formação de fibras musculares. A intenção do corpo nesse momento é reconstruir o músculo de maneira a prevenir que ele venha a se lesionar novamente. Acaba sendo produzida uma grande quantidade de fibras por cima da que foi lesionada. É como se o organismo tentasse “remendar” a fibra muscular para que não rasgue novamente como acontece com um tecido qualquer.

Ter as informações certas pode fazer toda a diferença. Você não quer ser como qualquer outro dentro da academia que só vai pegar pesos e vai embora para casa feliz da vida. Se você quer resultados mais rápidos e com maior qualidade vale a pena se esforçar um pouco aprendendo mais sobre o assunto.


7 respostas para “Ganhando Massa Muscular com o Repouso”

  1. marina disse:

    Boa tarde ! Essa sua publicação me ajudou bastante obrigada.. Gostaria de saber o seguinte: eu malhei pela primeira vez ontem vamos supor, e hoje ainda esta doendo.. Isso significa que o músculo esta crescendo ? E é agora q eu devo ingerir mais proteína? Preciso ganhar massa em pouco tempo e tenho facilidade pra isso mas n sei como fazer isso corretamente.. Aguardo respostaa

  2. Santiago disse:

    Sou do exército e por aqui malhamos todos os dias, cedo até noite. acordamos cedo dormimos pouco, nossa alimentação não é calórica e temos corpos invejáveis. Assim digo que malhar faz bem, malhe ao máximo. acredito eu que esta historia de malhar a cada 2 dias foi criada para dar folga na academia aonde esta não conseguiria atender todos a todos os dias.

    • Gabriel disse:

      Acho que a resposta sobre o exército faz sentido.. Quando eu servi, a malhaçao, corridas etc era pesada e diária até a exaustão.,, e lá na minha época não tinha frango.. Era todos bem fortes..eu mesmo chegava a fazer 300 flexões diariamente..alimentação normal..mas respeito à ciência, vai de cada um..

  3. Tenho 54 anos tenho um corpo bem legal, mas vejo uns coroas sarados por aí e queria saber como ganhar músculos principalmente nos braços. Malho 3 vezes por semana e corro pouco uma vez por semana. Tomo um bom whey, albumina e glutamina. Gostaria de ter músculos um pouco aparentes. Vaidade mesmo.
    Abraço a todos !

    • Complementando.
      Comentei que tenho um corpo legal mais não sinto os efeitos visuais da musculação. Me sinto magro.

      • Colossus disse:

        Amigo. Ciclo força e volume Deca + Durateston. Depois para vir talhando um bom ciclo de stano. Espero ter ajudado. Peça acompanhamento de um bom médico.

      • Colossus disse:

        Vamos lá…Para início um bom ciclo de força e volume (Deca + Durateston). Depois para vir talhando um bom ciclo de stano. Espero ter ajudado. Peça acompanhamento de um bom médico.

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