Ginástica Laboral: Conheça os benefícios e saiba como fazer

U Milena Costa    t 8 de dezembro de 2017


Quem passa muito tempo sentado em frente ao computador devido ao trabalho, ou faz movimentos repetitivos no trabalho ou em outras atividades, acaba com dores no corpo, dor na coluna é a maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Nesse artigo você entende como a ginástica laboral pode te ajudar a evitar e a lidar com esse problema, principalmente se você trabalha por muito tempo sentado, assim como aprende a praticar essa ginástica que vai te ajudar bastante a evitar dores e a ser mais produtivo no trabalho.

postura

Para quem é indicado a ginástica laboral

No geral a ginástica laboral é indicada para todo mundo, no Brasil a ideia surgiu como recreação, mas no exterior recebeu outros nomes como “ginástica de pausa” o que já dá uma ideia de como é usada.

Essa ginástica é muito indicada para quem sofre com dores causadas pelo trabalho, grande parte da população trabalha cerca de oito horas sentado em frente a um computador digitando, isso é incrivelmente prejudicial a saúde.

laboral

A palavra laboral vem de labor, que significa trabalho, por isso tem esse foco. Se você passa muito tempo sentado ou realizando movimentos repetitivos deve usá-la, quem trabalha em pé também vai se sentir muito melhor praticando esses exercícios.

Tipos de ginástica laboral

A preparatória tem o objetivo que o nome indica, preparar seu corpo para o que vem a seguir, e deve ser feita antes de começar sua jornada de trabalho, ela ajuda a melhorar a oxigenação tecidual e a frequência cardíaca, deve durar entre 10 e 12 minutos e também ajuda a se concentrar no trabalho.

exercícios

A ginástica compensatória é feita durante o trabalho, você deve tirar alguns intervalos para realizar os exercícios que são de flexibilidade, postura e alongamentos, ajudam a melhorar a respiração e a recuperar o corpo, traz alívio à tensão muscular.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre por que o primeiro quilômetro da corrida é tão difícil

O relaxamento é feito após a jornada de trabalho, o objetivo é aliviar a tensão da jornada de trabalho, como diz o nome, o objetivo é relaxar e diminuir o estresse com alongamentos e até meditação.

Exercícios recomendados

exercícios


Começar esticando o corpo como se estivesse se espreguiçando é o ideal, pode ficar em pé, não tenha vergonha dos colegas de trabalho, eles provavelmente vão querer aprender também quando virem você se sentir melhor.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ficar muito tempo sentado prejudica a saúde

Gire o pescoço levemente alternando as direções, estique os braços para frente e puxe o dorso da sua mão no sentido do antebraço, repita no outro braço.

De pé você deve flexionar um pouco os joelhos e descer o corpo o máximo que puder, depois entrelace os dedos atrás das costas com as palmas para dentro, levante devagar as mãos para alongar seus ombros.

Mantenha a postura

postura

A gente acaba esquecendo, mas manter a postura é uma das melhores atitudes para evitar dores causadas pelo trabalho, coloque um bilhete na sua mesa para te lembrar se necessário, combine com os colegas de lembrar um ao outro, quanto melhor sua postura menos dores você vai sentir.

Levante-se de vez em quando

Caminhar um pouco também ajuda muito a evitar e aliviar as dores causadas pelo trabalho, tente se levantar regularmente da sua mesa, vá dar um oi pra alguém de outro setor, vá até o banheiro ou tomar uma água, mas tente se levantar em alguns intervalos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como exercícios físicos ajudam a largar o cigarro

Frequência

Fazer esses exercícios e seguir essas dicas todos os dias é o ideal, a frequência que vai fazer tudo isso no dia vai depender da sua jornada de trabalho e do seu corpo, algumas pessoas acabam esquecendo-se de se cuidar. Lembre-se que seguir essas dicas só vai te ajudar e que se sentir melhor só vai depender de você.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *