Glucosamina: vale a pena consumir?

U Marcos A.    t 14 de abril de 2016


É muito comum pessoas praticantes de exercícios físicos, especialmente musculação, sintam dores nas articulações. Normalmente, são causadas pela falta de preparo físico para uma grande imposição de carga que muitos colocam sobre o corpo. Em outros casos, a pessoa já possui uma anatomia diferente ou uma doença pre-existente o que leva a lesões que podem ser aceleradas pelos exercícios.

Aprenda a prevenir também as lesões musculares.

http://malharbem.com.br/dieta-paleolitica-dieta-que-esta-dando-o-que-falar/

O que é glucosamina

A glucosamina é um tipo de aminossacarídeo que faz parte da constituição do tecido de revestimento de certos animais como crustáceos e insetos. Ela também faz parte da estrutura da cartilagem dos seres humanos e portanto é importante na manutenção da saúde das nossas articulações.

Para que serve o Glucosamina?

A nossa cartilagem passa, constantemente, por um processo de destruição e reparação natural. As células que já estão velhas morrem, dando lugar a novas células. Porém, para que haja a reconstrução do tecido é necessário que os “ingredientes” necessários estejam disponíveis. E que, por algum motivo não produzir glucosamina suficiente ou mesmo não conseguir absorvê-la, pode se beneficiar do suplemento desse nutriente.

http://malharbem.com.br/dieta-paleolitica-dieta-que-esta-dando-o-que-falar/

Vale a pena tomar o suplemento de glucosamina?

Não há confirmações científicas sobre o suplemento de glucosamina melhorar os problemas articulares. O que se tem hoje são informações baseadas no empirismo. Algumas pessoas que já utilizaram afirmaram que o suplemento reduziu as dores da osteoartrite, mas os cientistas afirma que a ingestão oral dessa substância não possui um resultado muito significante.

É muito mais eficaz e comprovadamente significativo utilizar de outros meios para ajudar no tratamento da osteoartrite. Por exemplo, ir a um médico especialista que passará medicações dependendo do grau da sua doença. Muitas vezes, apenas uma mudança na dieta para diminuir o peso e a prática de exercícios físicos são o bastante.

http://malharbem.com.br/dieta-paleolitica-dieta-que-esta-dando-o-que-falar/

Descubra por que a Dieta Paleolítica está ficando tão famosa e ganhando vários adeptos.

Efeitos colaterais do Glucosamina

Quem é diabético precisa consultar o médico antes de tomar esse suplemento. Como a glucosamina é um tipo de polissacarídeo, o uso do suplemento tende a elevar os níveis de açúcar no sangue, o que é prejudicial pra quem tem a doença. Quem também precisa tomar cuidado são os alérgicos a frutos do mar já que a glucosamina aqui é extraída de mariscos. Dentre os efeitos colaterais que podem aparecer com o uso prolongado são:

  • constipação;
  • azia;
  • diarreia;
  • náusea;
  • acúmulo de gases;

Como consumir o Glucosamina

Glucosamina: vale a pena consumir?

A maioria dos estudos realizados com esse suplemento foram realizados com o uso de 1,5 a 3 g de glucosamina. Quando a dose chega próxima a 3 g, o ideal é dividi-las em partes durante o dia, por exemplo, 1 g para cada período do dia. Ingerir o suplemento junto com alimentos pode diminuir a ocorrência de alguns efeitos colaterais.

Para concluir é preciso explicar que o suplemento de glucosamina pode sim melhorar a osteoartrite porém, existem outros métodos mais eficazes para reduzir os sintomas e a dor, já que a doença não tem cura. Os medicamentos e as mudanças dos hábitos de vida trabalham na remissão dos sintomas.

Veja como você pode proteger os seus joelhos de dores articulares.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *