Você já deve ter ouvido falar sobre o glúten e sobre algumas pessoas que possuem intolerância a essa substância. Elas possuem a doença Celíaca e passam muito mal quando ingerem alimentos que contém o glúten. Porém, algumas não consomem esse tipo de comida porque querem perder peso. Temos até mesmo uma dieta baseada na não ingestão de alimentos com glúten e que se tornou uma das preferidas dos famosos. Mas e aí, o glúten engorda ou não?carb

Mas, o que é o glúten?

Antes de descobrir o que essa substância é capaz de causar ao nosso organismo, precisamos saber o que ela é. O glúten é formado a partir de uma combinação de proteínas e possuem ligações químicas muito fortes e difíceis de serem destruídas: as pontes de hidrogênio. Por causa dessa sua característica, ele se torna um nutriente de difícil digestão e pode ser encontrado no corpo até 26 horas após a sua ingestão.

Está começando na academia? Veja o nosso guia para iniciantes.carb

É o glúten que promove a viscosidade e a elasticidade nas massas de pães, macarrão, pizza, entre outros alimentos. Essa proteína é encontrada nas sementes de cereais como o trigo, o centeio, a cevada, entre outros. Os nutrólogos e nutricionistas aconselham a não ingerir alimentos com glúten, pois ele forma uma espécie de cola no aparelho digestivo causando inflamação nos órgãos do sistema.

O glúten engorda ou não?carb

O glúten engorda, mas não é bem da maneira que você imagina. Na verdade, pelos mecanismos próprios do glúten, o mecanismo de ganho de peso é pouco. Um deles é pelo fato de que a reação inflamatória causada pelo glúten libera substâncias que aumentam a produção de tecido adiposo e você ganha uma barriga maior. Mas, você ganha muito mais peso comendo os alimentos que contém a proteína e que são altamente calóricos com grande quantidade de carboidratos.

Dica de leitura: Conheças as regras para tomar whey protein.

Como substitui-lo?

Algumas pessoas podem achar que é difícil substituir o pão nosso de cada dia por outros alimentos que não contém glúten. Graças as pessoas que possuem doença celíaca, a indústria de alimentos foi obrigada a fabricar diversos itens sem o glúten e você também pode se beneficiar com isso.batata doce

Além do mais, existem diversos alimentos que podem ser encontrados facilmente como a batata-doce, mandioca, frutas, legumes, entre outros. Uma iguaria muito consumida no norte e nordeste do país é a tapioca recheada e o melhor disso? A tapioca também não contém glúten.

Como preparar a tapiocawhey

Você pode encontrá-la na feira livre em forma de cubos para ralar ou já ralada, também é possível encontrar o alimento em sacos na prateleira dos supermercados. Uma dica para ter uma massa fininha é passar na peneira antes de jogar na frigideira para aquecer. Espalhe a farinha e depois acrescente o recheio que, de preferência, seja com alimentos o menos calórico possível. Após feito isso e aguardado alguns minutos, basta consumir.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui