Hérnia de disco: causas, sintomas e tratamento

U Marcos A.    t 10 de dezembro de 2015


Lesões nas academias são muito comuns de acontecer. Seja pela falta de preparo dos atletas, pela falta de orientação adequada ou por uma predisposição que não foi investigada antes de iniciar os exercícios. Entre as mais comuns está a hérnia de disco, principalmente a lombar, um problema que se não tratado, pode acarretar graves consequências. Ela se tornou a principal causa de cirurgia da coluna.

Cuide do seu joelho fortalecimento o vasto medial.

Conceito

A hérnia de disco lombar ocorre quando há um deslocamento do disco intervertebral (um disco que serve como um tipo de amortecedor entre nossas vértebras). Dentro dele há uma estrutura gelatinosa que reduz e miniminiza os impactos do dia a dia. É por essa região que passa a medula e diversas raízes nervosas que enviam informações para todo o corpo. As herniações podem comprimir essas raízes e causar a tal ciatalgia ou outros problemas nervosos.

Hérnia de disco: causas, sintomas e tratamento

Causas da hérnia de disco

Normalmente, a hérnia se dá pelo desgaste mecânico, normalmente repetitivo. Por exemplo, uma pessoa que passa o dia todo dirigindo, sentado em frente a mesa do escritório ou que pratica musculação erguendo uma carga maior do que os músculos podem aguentar está com um grande risco de desenvolver uma hérnia de disco.

Sintomas da Hérnia de disco

Você pode ter uma hérnia de disco e nem perceber porque não sentiu nenhum tipo de dor e a gravidade do problema não é tão grande assim. Porém, em muitos casos, o paciente sente muitas dores, tão fortes que não consegue nem andar por poucos metros ou ficar deitado em certas posições.

Hérnia de disco: causas, sintomas e tratamento

A dor se localiza dependendo do local onde ocorra. A hérnia pode ser cervical (na região da nuca e pescoço), torácica (na região dos pulmões), lombar (mais comum) e sacral. Portando, os sintomas da hérnia podem ser sentidos nos membros superiores e ombros no caso da hérnia cervical ou membros inferiores caso a hérnia seja lombar. Os principais sinais são: sensação de formigamento e fraqueza nos membros afetados.

Como se dá a dor ciática

Como a hérnia de disco lombar é a mais comum entre todos os tipos, vale a pena falar um pouco sobre a dor ciática. A ciatalgia ou dor ciática pode envolver diversos fatores como compressão direta da raiz nervosa, nefrite ou estímulo mecânico da raiz nervosa. O que essencialmente desencadeia a dor é a compressão do nervo ciático pela hérnia de disco. A partir disso pode ocorrer isquemia, ou seja, o local fica sem oxigênio.

Hérnia de disco: causas, sintomas e tratamento

Diagnóstico da Hérnia de disco

A principal maneira de diagnosticar uma hérnia de disco é indo ao médico. Por mais que você tenha sinais e sintomas bastante característicos, não se pode ter certeza absoluta, pois podem ser as consequências de outros problemas de saúde. A primeira coisa que o médico fará é uma avaliação e o exame físico:

  • perguntará sobre quando começou a dor, como ela é e onde se localiza;
  • avaliará dores e aumento da sensibilidade na região afetada;
  • também realizará testes neurológicos nos quais os reflexos serão testados;

Hérnia de disco: causas, sintomas e tratamento

Depois de tudo isso realizado, na grande maioria das vezes, é possível fechar um diagnóstico concreto. Ao contrário do que muitos pensam, exames de sangue ou de imagem não são obrigatórios. Caso haja suspeita de uma outra patologia que possa ser a causa da hérnia de disco ou da dor, é preciso ser investigada através de exames. Vários são os exames que podem ser feitos:

  • raio-x da coluna;
  • ressonância magnética;
  • teste de velocidade de condução do nervo;
  • mielograma;
  • eletromiografia;

Tratamento da Hérnia de disco

O tratamento mais convencional é realizado através de medicamentos analgésicos e fisioterapia, além de repouso para evitar maior desgaste do disco. Isso dá certo para a grande maioria das pessoas que só fazem cirurgia em último caso por ser delicada e numa região perigosa do corpo.

3Hérnia de disco: causas, sintomas e tratamento

Convivendo com a hérnia de disco

Como, na maioria dos casos, o tratamento é conservador, os pacientes precisam aprender a conviver com ela. Por isso os profissionais de saúde, como os fisioterapeutas, podem prescrever exercícios e indicar posições nas quais as dores e a lesão seja menor, deixando a vida do paciente o mais funcional possível. Compressas de gelo na região também ajudam a aliviar a dor.

Prevenção da Hérnia de disco

A melhor forma de tratamento é sempre a prevenção. Esse alerta é em especial para as pessoas que praticam musculação e que têm, como único objetivo, a estética, sem pensar no futuro. Antes de se matricular na academia faça os exames necessários e contrate um profissional qualificado. Entenda que, para sustentar uma grande carga, o músculo (paravertebrais, multífidos e outros da coluna) precisam ser bem fortalecidos e em boas condições.


Uma resposta para “Hérnia de disco: causas, sintomas e tratamento”

  1. Manoel disse:

    Boa matéria… Parabéns

Deixe uma resposta