Hidroginástica para todos!

U Fabíola Cunha    t 25 de agosto de 2016


A hidroginástica é para idosos e mulheres grávidas. Essa afirmação, além de cheia de preconceito, está incorreta por vários motivos.

Hidroginástica

Em primeiro lugar, o que é hidroginástica? É um conjunto de exercícios aeróbicos feitos dentro de uma piscina, com auxílio de pesos, boias, faixas elásticas, etc. Por ser feita dentro da água (geralmente aquecida), a atividade apresenta menos impacto em ossos, músculos e articulações.

Por isso, sim, é indicada para pessoas idosas ou com limitação de movimentos, como as gestantes. Então, por estar associada a esse público, a hidroginástica acaba sendo ignorada como uma opção excelente para pessoas que não estão incluídas nesses dois grupos.

Leia também: Como turbinar seu treino de natação.

Hidroginástica

Você sabia?

  • Uma aula de 60 minutos de hidroginástica pode queimar 400 calorias, em média.
  • Os exercícios melhoram a capacidade cardiorrespiratória, aumentam a resistência física e a força muscular.
  • Glúteos, pernas, braços, abdômen e costas são os mais beneficiados.
  • Por ser feita dentro da água, a atividade não é acompanhada de suor excessivo, calor e exaustão.
  • A resistência da água sobre o corpo ajuda a combater o stress, pois funciona como uma massagem enquanto você se exercita.

Hidroginástica

Hidroginástica

  • É normal sentir fome após a atividade, por ser feita em piscina. Então pode deixar algo para beliscar depois da atividade também, como castanhas ou um iogurte.
  • O ideal são 3 aulas de 45 minutos por semana, para que os resultados sejam efetivos.
  • Não se engane. Apesar de estar dentro da água, você está perdendo líquidos na atividade. Deixe uma garrafa de água próxima para manter o corpo hidratado.

Hidroginástica

O exercício só não é indicado para pessoas com hipertensão severa, já que a hidroginástica é realizada geralmente em piscina aquecida, o que pode causar elevação da pressão sanguínea.

As academias que oferecem hidroginástica pedem um atestado médico para comprovar que você não tem doenças dermatológicas contagiosas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *