Qual a importância de ingerir carboidratos no pós-treino?

U Marcos A.    t 5 de setembro de 2015


Carboidratos simples e proteínas logo após terminar o treino. Alguém já ouviu isso? Com toda certeza que sim! Isso é necessário, mas algumas pessoas transformaram isso quase numa alienação mundial: se você não ingerir isso imediatamente após o treino, todo o seu trabalho será perdido!

São esses exageros que devem ser retirados das nossas mentes pois tudo no mundo tem um meio termo e com a musculação e hipertrofia muscular não é diferente. Afinal de contas, a construção das fibras musculares dura até 24 horas depois do treino. Assim, os momentos finais do treino podem não ser tão relevantes como muitos pensam.

Qual a importância de ingerir carboidratos no pós-treino?

Conheça mais sobre a palatinose, um tipo de carboidrato complexo de alto IG.

A regra que se convencionou foi a seguinte: devemos ingerir carboidratos, pelo menos, até 20 minutos após o treino. Essa afirmação vai de encontro ao fato dos níveis desse nutriente estarem muito abaixo do necessário nesse período e isso daria o início de um processo catabólico, no qual as proteínas começam a ser recrutadas pelo corpo como fonte de energia.

Qual a influência dos carboidratos para a hipertrofia?

É importante consumir carboidratos após o treino, porém, uma boa alimentação durante o dia é muito mais importante. Um estudo bastante interessante conseguiu isolar diferentes tipos de células por um determinado tempo da glicose. Após esse período, elas foram colocadas em contato com a glicose e o resultado pode dar um nó na cabeça de muita gente: houve aumento na síntese de um tipo específico de proteína muscular.

Qual a importância de ingerir carboidratos no pós-treino?

Esse estudo também mostrou outros fatos interessantes. O primeiro deles foi que a síntese proteica ainda continua por mais 48 horas, pelo menos, tendo o seu pico 12 horas após o contato com a glicose. Outro ponto importante foi a determinação de um tempo ótimo para a privação de glicose: 2 horas.

Descubra porque o inhame deve fazer parte da sua alimentação.

É claro que ainda são necessários maiores estudos e com técnicas mais específicas. Mas, a partir deste é possível mostrar que ingerir carboidratos logo após o treino não é tão importante assim para ganhar hipertrofia. Na verdade, tudo vai depender do seu objetivo final. Até porque é impossível zerar os estoques de glicogênio do nosso corpo já que ele é necessário para o funcionamento do cérebro.

Qual a importância de ingerir carboidratos no pós-treino?

Tudo depende do objetivo

Se você praticou a sua musculação junto com um treino HIIT, a melhor opção é ingerir apenas proteínas quando ao final do treino. Assim, você pode continuar a queima de gordura por mais tempo. Para aqueles que desejam ganhar hipertrofia muscular, o ideal é ingerir carboidratos complexos ao final do treino para que a síntese de proteínas dure por mais tempo.

Concluindo, você não precisa ir correndo para casa comer algo após o treino ou carregar suplementos dentro da bolsa como a maltodextrina a não ser que isso seja recomendado por um profissional de saúde. Afinal de contas, os carboidratos ingerido em altas quantidades não é relevante para hipertrofia.

Qual a importância de ingerir carboidratos no pós-treino?

Veja algumas dicas para evitar a comilança depois do treino.

Veja que aqui foi dito carboidratos em elevadas quantidades. As doses normais da dieta devem ser mantidas. Além disso, é preciso dar maior importância para a alimentação durante o dia e parar de focar após da ingestão de alimentos pós-treino. Portanto, ter uma dieta balanceada e de acordo com as suas necessidades ainda é a melhor opção.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *