Ingerir muita proteína faz mal?

U Fabíola Cunha    t 23 de janeiro de 2017


É possível ingerir proteína em excesso, de forma prejudicial? Boa pergunta. Ouve-se muita polêmica sobre a quantidade de 2g de proteína por kg de peso corporal, então é bom entender a questão.

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Proteínas são moléculas grandes feitas de cadeias de moléculas menores chamadas aminoácidos. Há 20 tipos diferentes de aminoácidos que o corpo usa para fazer proteína e quando a pessoa ingere proteínas, o corpo quebra o que foi ingerido em aminoácidos e os envia para as partes do corpo que precisam deles.

Elas são importantes não apenas para fazer com que a musculatura cresça, mas para compor o plasma sanguíneo, enzimas, hormônios, anticorpos, hemoglobina, entre outros componentes. Elas também transportam vitaminas e minerais pelo corpo. É impossível funcionar sem elas.

Confira também as regras para usar whey protein.

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Sem elas, o corpo pode começar a tirar proteínas dos músculos e órgãos. A deficiência de proteína não é comum em uma sociedade fascinada por pratos com carnes, ovos e leite.

Há muitas formas de determinar quanta proteína é muita proteína para uma pessoa comum. Segundo o The Food and Nutrition Bulletin (FNB), uma publicação renomada mundialmente, a recomendação diária é de ingestão de 0,8 grama de proteína para cada kg de peso corporal para homens e mulheres de 19 a 70 anos.

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As recomendações feitas oficialmente por órgãos importantes de saúde não se encaixam no que atletas que estão aumentando sua massa muscular ingerem diariamente.

É comum que nutricionistas recomendem o dobro do que o FNB recomenda para quem está treinando, já que há um consenso de que pessoas que estão submetidas a exercícios físicos rigorosos precisam aumentar sua ingestão diária de proteína.

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No FNB não há nível máximo de ingestão de proteínas recomendado, pois não há informação suficiente sobre qual quantia ou mesmo se há uma quantia de proteína que vai “intoxicar” ou prejudicar o organismo de qualquer forma.

A preocupação é direcionada não para pessoas que realizam atividades físicas intensas em academias, corridas, etc. mas sim com o cidadão comum, muito sedentário. Como 1g de proteína tem 4 calorias, ingerir proteínas em excesso significa ingerir calorias em excesso, o que leva ao ganho de peso.

Gostou da explicação? Qual é sua ingestão diária de proteínas?


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