DIcas para quem está Iniciando a Musculação

U Marcos A.    t 1 de novembro de 2013


A estação mais quente do ano está a cada segundo mais próxima e como esperado, as academias estão ficando cada vez mais lotadas. Homens e mulheres estão em busca do corpo perfeito, da barriga sarada e das pernas torneadas para arrasar na praia. Mas, deve-se ficar atento para os alertas que o organismo costuma dar.

Academia para iniciantes 1

É que, na maioria das vezes, pela busca insaciável de um corpo sarado, alguns exageros são cometidos e quase sempre as pessoas vão para as academias pensando que a única coisa necessária a fazer é levantar pesos ao máximo. Isso pode acabar trazendo sérios problemas ao organismo e principalmente às nossas articulações, que inicialmente não estão devidamente preparadas para receber tanta carga de uma única vez.

Escolha as armas certas

A primeira coisa que se deve ter em mente quando o treino muscular é iniciado é preparar os músculos para receber uma carga muito maior a qual ele está acostumado. Sim, isso leva tempo e dedicação e pular esse passo tão importante pode deixar as suas férias um tanto chatas e cheias de idas e vindas do ortopedista.

Se você puder procurar ajuda profissional de um bom personal trainer você tem todo o meu apoio. Fazer os exercícios com um acompanhamento vai fazer com que você atinja o seu objetivo de maneira mais rápida e sem possíveis danos. A escolha da academia também é fundamental, procure um lugar que seja arejado, tenha bons aparelhos e uma equipe com pelo menos um fisioterapeuta, um nutricionista e um educador físico.

Iniciando a musculação

Normalmente, as pessoas acham essa primeira parte do treinamento um verdadeiro pé no saco. Pode até ser verdade, mas o interessante é pensar que essa etapa fará você adquirir hipertrofia muito mais rapidamente depois.

Fortalecimento Muscular

Aqui você vai preparar o seu músculo de forma saudável e gradual para que ao receber uma grande quantidade de peso durante o treino de hipertrofia, o seu corpo responda de maneira favorável. Faça séries grandes como um bloco com 3 repetições de 15 ou 4 de 12, isso vai de acordo com a escolha do freguês.

Pense sempre na qualidade ao invés da quantidade. Fazer uma grande quantidade de exercícios de maneira errada e com uma carga acima do limite indicado é um grande erro. Você estará fortalecendo o grupo muscular errado, lesionando as articulações e estruturas adjacentes e ainda por cima vai conseguir atrasar o ganho de massa muscular.

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O indicado é fazer esse tipo de treino por pelo menos até 2 meses, mas como estamos um pouquinho apressados, ele pode ser reduzido para um mês. O interessante aqui é usar o peso do próprio corpo com a ajuda da gravidade. Você pode ir acrescentando pesos assim que notar que apenas essas duas variantes não estão sendo mais o suficiente para trabalhar o grupo muscular escolhido.

Exercício Aeróbico

Corrida, caminhada, pedalar, natação, dança…há uma infinidade de opções para fazer um bom treino aeróbico. Para aqueles que o principal objetivo é a perda de peso, invista nesse mix de bons exercícios. Faça pelo menos de 10 a 15 minutos de treinamento aeróbico antes de ir direto para a musculação.

Essa é uma maneira de evitar lesões de ligamentos e tendões que tendem a ocorrer com quem não aquece o corpo antes de depositar quilos de pesos em pequenos pontos do corpo. Isso ocorre da seguinte maneira: com o aquecimento corporal, as partes moles do nosso corpo ficam mais maleáveis e mais difíceis de “romper”. O treino aeróbico prepara o organismo para um treino mais vigoroso. Não se esqueça de alongar primeiro.

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Além disso, segundo pesquisas, o ideal é fazer esse tipo de exercício pelo menos durante 30 minutos em todos os dias da semana. Fazer exercícios de maneira regular melhora o consumo máximo de oxigênio pelo organismo e o condicionamento cardiorrespiratório. É necessário fazer alguns exames antes, pois os problemas cardíacos podem se tornar uma grande dor de cabeça se não forem devidamente monitorados.

Alimentação Saudável

Nem preciso falar que as gorduras estão terminantemente fora do cardápio. Invista principalmente em carboidratos que dão energia para fazer um bom trabalho muscular e em proteínas. Elas são extremamente indispensáveis para conseguir hipertrofia de maneira rápida e saudável. Essa substância é encontrada principalmente nas carnes tanto as vermelhas como as brancas. Mas se você não é do grupo dos carnívoros pode complementar a sua alimentação com um suplemento como o famoso Whey Protein.

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Para perder aquelas gordurinhas que sempre tendem a se acumular em lugares inapropriados, invista em alimentos termogênicos como o azeite ou o chá verde. Alimentos integrais, que possuem grande quantidade de fibras são muito importantes. Além de regular o intestino eles “grudam” na gordura, evitando que o corpo a absorva.

Ter uma vida saudável não é nada fácil, mas apenas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Quando os resultados começarem a surgir você vai ter a sua recompensa e ver o quanto foram importantes essas mudanças. Afinal de contas, quanto mais difícil melhor!


Uma resposta para “DIcas para quem está Iniciando a Musculação”

  1. jose disse:

    bom di a , gostaria que mandasse pra mim as formas certa de exercicios ,e treinos .

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