Kinesio Taping: como tratar lesões do esporte

U Marcos A.    t 2 de abril de 2015


Algo bem comum de acontecer com pessoas que treinam e praticam algum tipo de exercício físico constantemente é a ocorrência de lesões musculares. Elas podem ser simples ou bem graves. De qualquer forma necessitam de tratamento adequado.

Veja quais são as lesões que mais ocorrem por causa da musculação.

Nem todo tratamento médico precisa ser com bisturis e curativos. Hoje existem diversas formas de tratamento não-invasivos para lesões musculares e um deles é o kinesio taping.

Kinesio Taping: como tratar lesões do esporte

O que é a Kinesio Taping?

Essa técnica utiliza bandagens elásticas que proporcionam força e pressão no músculo onde é aplicado. O responsável pela técnica é o quiropraxista Dr. Kenzo Kase  e é bastante utilizada para tratar lesões nervosas e musculares.

A técnica já era bastante utilizada no Japão, desde a sua criação em 1970, e chegou ao Brasil há poucos anos. As bandagens são formadas por fibras elásticas que promovem tração na pele e é esse o grande diferencial dessa técnica.

Kinesio Taping: como tratar lesões do esporte

Como é realizado o tratamento

A técnica tem como objetivo principal auxiliar os processos de cura naturais do corpo. A kinesio taping consegue oferecer estabilidade aos músculos e às articulações sem afetar negativamente a amplitude de movimento da área comprometida.

Kinesio Taping: como tratar lesões do esporte

Saiba quais os ricos de fazer elevação pélvica.

Ela possui inúmeros benefícios, como por exemplo, o fato de poder ser aplicada em crianças ou idosos devido ao fato de não ser uma técnica invasiva e que não possui efeitos colaterais. É bastante utilizada para tratar doenças ortopédicas, neurológicas e outras patologias. O tratamento ocorre da seguinte forma:

  • correção da função muscular;
  • melhora dos sistemas sanguíneo e linfático;
  • redução da dor;
  • reposição de articulações que foram parcialmente luxadas;
  • alívio da tensão muscular;
  • melhora na propriocepção através da ação de mecanorreceptores;

Como a técnica é vista pelos profissionais

Kinesio Taping: como tratar lesões do esporte

Os profissionais de saúde que mais aplicam a kinesio taping são os fisioterapeutas. Segundo eles, a técnica deve ser utilizada como coadjuvante de um tratamento fisioterápico principal. Ela deve ser utilizada por curto prazo, aproximadamente 2 semanas.

As bandagens elásticas ajudam a manter o que foi realizado durante a sessão de fisioterapia. Isso evita que os bons resultados não se percam diante que alguns movimentos que o paciente poderá fazer e proporcionam estimulação sensorial e muscular por 24 horas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *