Leite Integral x Semidesnatado x Desnatado

U Marcos A.    t 9 de outubro de 2015


O leite é um alimento que há pouco tempo era considerado o mocinho no café da manhã. Tinha que beber leite para crescer forte. Hoje, os médicos e nutricionistas o apontam como um vilão. Afinal de contas, como os próprios profissionais dizem, nós somos os únicos mamíferos que ainda tomam leite depois de adulto. Sem contar que, esse leite é direcionado para o bezerro e não para humanos.

Saiba tudo a respeito da alergia ao leite de vaca.

Leite Integral x Semidesnatado x Desnatado

Composição do leite

Mas o fato é que ele além de delicioso, é bastante nutritivo apesar de ter em sua composição quase 90% de água. No mais, temos vitamina A que ajuda no crescimento e desenvolvimento e vitamina B que auxilia no aproveitamento de proteínas, gorduras e açúcares. Também encontramos fósforo e magnésio, sendo que este ajuda no funcionamento do cérebro e no metabolismo da gordura.

O fato é que quando se fala do leite, o primeiro nutriente que nos à mente é o cálcio. Esse mineral é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos ossos durante a fase de crescimento. E na fase adulta, ele é muito importante na prevenção da osteoporose, doença que acomete, em especial, as mulheres. O cálcio também consegue inibir a absorção da gordura dos alimentos pelo intestino.

Leite Integral x Semidesnatado x Desnatado

Provavelmente, a sua mãe te dava leite morno antes de dormir. Você sabe porque? Ela também, provavelmente não sabia exatamente porque o leite ajuda a ter uma boa noite de sono. Isso se deve ao triptofano, um aminácido que melhora a qualidade do sono, nos deixando mais relaxados. O ideal é que o leite seja consumido com mel, pois o açúcar ajuda na absorção do triptofano.

Descubra a diferença entre a bebida láctea, o leite fermentado e o iogurte.

Diferenças entre os tipos de leite

O leite, em geral, tem uma composição básica, que é essa que acabamos de descrever. Quando vamos ao supermercado dá para ver uma grande variedade de leite nas prateleiras. Quem está de dieta ou fazendo exercícios físicos pode ficar na dúvida de qual escolher. Veja agora as diferenças entre os três tipos mais comuns de leite:

  • Leite integral: ele é o mais consumido e também é o que possui maior teor de gordura. Ele contém vitaminas A, B e K e é muito importante para crianças acima de dois anos, pois ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso. Antes dessa idade, a criança pode desenvolver algum tipo de alergia ao leite. 200 ml contém 6 g de proteínas, 6,4 g de gordura e 120 kcal.

Leite Integral x Semidesnatado x Desnatado

  • Leite semidesnatado: a diferença aqui pro integral é que esse tipo consegue oferecer um teor de gordura até 50% menor. É ideal para quem pratica musculação e precisa ingerir menos gordura já que as suas quantidades de proteínas e cálcio não se alteram. Também é ótimo, pois a pouca gordura que tem ajuda a proporcionar maior saciedade. São, em 200 ml, 90 kcal, 6 g de proteínas e 3,1 g de gordura.

Leite Integral x Semidesnatado x Desnatado

  • Leite desnatado: aqui a taxa de gordura é de 0%. Essa opção é ideal para quem quer emagrecer e também para aquelas que possuem problemas como hipertensão arterial ou dislipidemia, por exemplo. As gorduras saudáveis, que aqui são inexistentes, podem ser repostas na alimentação através das oleaginosas como castanhas, nozes e outras. Aqui temos 70 kcal, 6 g de proteínas e 0 g de gordura.

Leite Integral x Semidesnatado x Desnatado

Portanto, como se pode perceber, a escolha do leite dependerá do seu objetivo. Por exemplo, para quem pratica musculação, o semidesnatado é o ideal, pois possui poucas calorias e conserva uma quantidade razoável de gordura que também é importante para uma nutrição saudável. Na hora de comprar fique atento a essas diferenças e faça a escolha certa.


Deixe uma resposta