Leite: vilão ou mocinho?

U Marcos A.    t 5 de outubro de 2015


Quando se trata de alimentação, toda certeza pode cair em desuso em pouco tempo. A cada dia mais pesquisas aparecem para mistificar certezas que temos desde que nos entendemos por gente. O ovo é um bom exemplo disso. Por muitos anos considerado o vilão por conter colesterol em sua gema, hoje é indicado, ao menos, 1 por dia pelos profissionais.

Descubra tudo o que precisa sobre a alergia ao leite de vaca.

A grande questão desse texto é o leite. Possivelmente, vocês já devem ter ouvido falar que alguns profissionais de saúde, como nutrólogos e nutricionistas estão indicando para os seus pacientes que retirem o leite da sua dieta. Mas, porque? O fato de sermos o único mamífero que ainda toma leite na idade adulta pode ser uma explicação? Vamos analisar isso mais de perto.

Leite: vilão ou mocinho?

Leite após o desmame

Todas as mamíferas, em determinado período, para de fabricar leite e de fornecê-lo para o seu filho. Mas, isso não acontece porque a bebida não mais adequada e sim para dar lugar a outros alimentos entrarem na dieta. Afinal de contas, para que o animal possa se desenvolver, inclusive o ser humano, outros nutrientes são necessários. Outro motivo é que o corpo tende a se preparar para uma nova gestação e com isso, suspende a produção de leite.

Quais os benefícios do leite?

Leite: vilão ou mocinho?

Pois bem, o leite é um alimento muito nutritivo. Ele contém vitaminas como a A, excelente para o crescimento e melhora a visão, a B2, muito importante para o metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos; vitamina D, cuja deficiência está relacionada a inúmeras doenças e a biotina, uma vitamina que influencia diretamente na formação do tecido epitelial e no metabolismo. Além, é claro, do seu nutriente mais famoso, o cálcio.

Descubra como é a Dieta do Leite e seus benefícios.

Porque não devemos ingerir leite

Segundo alguns profissionais o leite pode não ser um bom alimento para os humanos. Nosso organismo não foi desenvolvido para digerir o leite de vaca. E mesmo o leite materno, só temos as enzimas necessárias até um certo período de nossas vidas e depois ela deixa de ser sintetizada.

Leite: vilão ou mocinho?

Outro ponto é o fato das vacas consumirem alimentos com muitos hormônios e outras substâncias. Elas acabam produzindo um leite que não é puro. Além disso, o leite passa por um processo de industrialização chamado pasteurização. Ele consegue eliminar diversas bactérias, mas alguns agentes são colocados no leite para que ele tenha um prazo de validade maior.

Outras alternativas

O leite é, realmente, um alimento delicioso e cabe em quase todas as ocasiões. Você não precisa parar de tomar leite, isso ainda não é consenso entre os profissionais. É possível reduzir a quantidade ingerida, ou ainda, procurar outras alternativas como o leite orgânico ou vegetal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *