Manhã ou noite: qual o melhor horário para malhar?

U Fabíola Cunha    t 15 de setembro de 2016


Tão pessoal quanto a escolha do exercício físico ideal é o horário em que o praticante vai “render” mais. Seja na academia, piscina, aula de zumba, pista de corrida ou estúdio de pilates, o importante é se sentir bem e criar uma rotina. Vamos ver as vantagens e desvantagens de cada horário para malhar.

Malhando pela manhã

horário para malhar

  • O resto do dia será cheio de energia

A produção de endorfinas que ocorre durante a prática do exercício melhoram o humor, a disposição e tornam até o raciocínio mais claro.

  • Exercício pela manhã = sono melhor à noite

Pesquisas científicas diversas já ligaram a prática de atividade física matinal com a melhoria da qualidade do sono à noite. Parece estranho, mas não é: o exercício físico bem cedinho diminui a pressão sanguínea, que se mantém assim durante o dia, e promove noites mais longas de sono com ciclos de sono mais equilibrados.

  • Quem malha pela manhã é mais firme no compromisso com a saúde

Iniciar o dia com nado, musculação, aulas e pilates, por exemplo, ajuda a manter um hábito mais firme de atividade física, pois há menos incidência de faltas por causa de outros compromissos. E nada ajuda mais a pessoa a ver os resultados do esforço do que a regularidade.

Não esqueça de acessar nossa seção de musculação e treinos para ver mais dicas.

Desvantagens de malhar pela manhã

horário para malhar

Respeite seu ciclo de sono. Acordar cedo não é tarefa fácil para muitas pessoas, por mais que tentem se habituar. Então, aí sim, as faltas podem começar a comprometer o rendimento. Com muito sono, a atenção e disciplina na prática dos exercícios também pode ser prejudicadas e fazer musculação “de qualquer jeito” resulta em lesões ou poucos efeitos positivos. 

Ao acordar, os músculos e articulações podem apresentar rigidez. O corpo leva um tempo para “amolecer” e isso significa que o aquecimento tem que ser prolongado, para evitar problemas.

Malhando à Noite

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  • Manhãs mais tranquilas

Sair de casa com troca de roupa na mochila (como evitar que a camisa social amasse), comer algo leve antes do treino e depois fazer uma refeição mais substanciosa, não se atrasar para o trabalho. Tudo isso deve ser pensado por quem se exercita de manhã. À noite, já depois do escritório, por exemplo, o banho será tranquilo em casa, sem correria. O resultado é menos estresse.

  • Adeus tensões do dia!

Discussões, frustrações, falhas, projetos não concretizados, etc. são momentos comuns na vida de quem trabalha. Suar bastante na academia ou focalizar uma meta mais difícil na natação, por exemplo, pode ser uma ótima forma de aliviar essa tensão acumulada. Corpo fortalecido e mente limpa podem ser o resultado da malhação noturna!

  • Flexibilidade

Como já dissemos, as articulações e músculos estão muito mais flexíveis à noite, diminuindo o tempo necessário para alongar (mas nunca deixe essa parte de lado!).

Desvantagens de malhar à noite

Photograph By Jeffrey Stevensen

Compromissos sociais, como jantares, festas de aniversário, happy hour ou reuniões fora de hora podem bagunçar sua rotina. Lembre-se: a regularidade é mãe da perfeição na hora de praticar exercícios.

Outro problema pode aparecer se você é adepto da corrida ao ar livre: dependendo do local onde pratica o exercício, sua segurança pode ficar comprometida e depender de boa iluminação pública, sinalização de vias, etc.

Já na academia, o horário favorito é após o encerramento do horário comercial, ou seja, você pode encontrar as salas de musculação e as aulas de body pump, zumba, entre outras, lotadas…então programe-se para chegar cedo e pegar senha.

Se você só consegue chegar na academia bem tarde, e sai de lá pouco antes de dormir, as chances de ter o sono perturbado são grandes. O organismo entra em estado de alerta quando as atividades físicas são intensas e demora a ceder ao cansaço. Porém, atividades como alongamento, yoga, pilates e similares acabam tendo um efeito positivo no descanso noturno.


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