Metabolismo: coisas que todo mundo precisa saber

U Fabíola Cunha    t 13 de novembro de 2016


O processo que torna comida em combustível para dar energia ao corpo até mesmo durante o sono (para respiração e reparação de danos celulares) é fascinante. O número de calorias que você precisa para funções básicas é chamado de Taxa de Metabolismo Basal e pode afetar desde as medidas da sua cintura até sua disposição.

Fazer regime pode reduzir seu metabolismo

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Quando você corta calorias, seu metabolismo diminui, muito mais que você pode imaginar. Estudos mostraram que ex-obesos têm metabolismo 3% a 5% mais lento que pessoas que nunca tiveram que perder peso. Exercícios regulares podem reverter o processo e um processo gradual de perda de peso pode manter seu metabolismo a toda. Uma redução de 500 calorias diárias e uma prática física que queime a mesma quantia podem diminuir quase 1kg de peso por semana.

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Stress crônico engorda

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Nervosismo excessivo faz o metabolismo estagnar. Isso porque o stress crônico faz com que haja produção de betatrofina, uma proteína que inibe a produção de uma enzima necessária para quebrar gorduras. Um estudo mostrou que mulheres que vivenciaram experiências estressantes um dia antes de comer uma refeição gordurosa queimaram 104 calorias a menos nas sete horas seguintes à refeição – em comparação com mulheres que não foram submetidas ao stress.

Jejum intermitente

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Jejuns e dietas detox são vistas com cautela, mas uma pesquisa mostrou que alternar um dia comendo sem restrições com um dia ingerindo apenas 500 calorias pode causar uma perda de peso sem que o metabolismo desacelere. Mulheres que seguiram esse plano por 8 semanas perderam cerca de 6kg, de acordo com o estudo da Universidade de Illinois, em Chicago.

Proteínas são a chave

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Você provavelmente já ouviu falar que quanto mais músculos você tem, mais calorias você irá perder. E você sabe que ela é essencial para o crescimento muscular, prevenindo a perda de músculos quando você corta calorias. Mas se forem consumidas de uma vez, viram gordura – o ideal é consumir de 100 a 150 g de cada vez, várias vezes ao dia. E não custa nada saber o que comer para aumentar o metabolismo como um todo.

Levante peso da maneira certa

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Ninguém duvida que treinamento para fortalecer a musculatura é uma maneira de combater a diminuição na velocidade do metabolismo que chega com a idade. Mas uma nova pesquisa sugere que, quando você levanta peso, é melhor fazê-lo de forma lenta. Descansar por 2 ou 3 minutos entre as séries pode promover mais crescimento muscular, bem como manter uma rotina de dois ou três treinos por semana.

Gostou dessas dicas? O que você fez para acelerar seu metabolismo em termos de alimentação e exercícios? Deixe seu comentário abaixo!


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