Musculação também ajuda a emagrecer

U Marcos A.    t 11 de fevereiro de 2015


Ideias radicais e musculação não combinam. É muito comum ouvir algumas pessoas e, até mesmo, profissionais falando que para emagrecer é preciso fazer exercícios aeróbicos e para ganhar massa muscular, musculação é a chave do sucesso. Só que as coisas não devem ser separadas de maneira tão restrita.

A musculação também ajuda na perda de peso. Afinal de contas você estará consumindo energia e, dependendo da intensidade dos seus treinos, você pode perder até mais gordura do que 30 minutos de caminhada. Além disso, quanto mais músculos você tem, mais energia será consumida nas tarefas do dia a dia.

Musculação também ajuda a emagrecer

Veja também o nosso artigo: Tire o Máximo Proveito da Musculação.

Também é preciso diferenciar o que se perde de gordura e o que se ganha de massa magra. Quem tem a vontade de emagrecer quer ver os números da balança diminuírem só que o processo não é tão simples. Se você perde gordura, mas ganha massa muscular, o seu peso pode continuar o mesmo. A diferença é que agora o seu peso tem maior qualidade tem termos de vida saudável.

Mantenha o metabolismo acelerado

A musculação deixa o metabolismo acelerado e assim, você consome mais energia com o passar das horas. Existe um processo chamado gliconeogênese que transforma a gordura em energia viável para ser aproveitada pelo organismo em forma de carboidratos. Com a musculação o seu metabolismo ficará acelerado durante muitas horas após o exercício, consumindo muita energia e fazendo você emagrecer.

Musculação também ajuda a emagrecer

Quando praticamos exercícios aeróbicos como corrida, natação, jump, o nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao seu estado normal e consegue de 10 a 15 calorias a mais. Com a musculação, o corpo leva cerca de 15 horas para retornar ao estado de repouso e assim, o gasto calórico é, em média, 7% maior.

Dica de leitura: Veja quanto tempo leva para a musculação fazer efeito.

Cada caso é um caso

Antes de tomar a decisão entre musculação ou exercícios aeróbicos para emagrecer, é melhor procurar um profissional. Dependendo do seu percentual de gordura, serão estabelecidas mais ou menos horas de corrida, por exemplo. Uma pessoa que tem uma camada de gordura menor, certamente passará mais tempo na musculação.

Musculação também ajuda a emagrecer

O ideal é unir o útil ao agradável, ou seja, unir a musculação aos exercícios aeróbicos se o seu objetivo não é apenas emagrecer como também ganhar músculos fortes e definição. Perder gordura também é interessante para quem tem como prioridade o ganho de músculos. Com menos gordura no corpo, seu corpo se mostrará muito mais definido.


2 respostas para “Musculação também ajuda a emagrecer”

  1. eu adoro musculação e aeróbica estou querendo perde queria um progama para mim

  2. queria um treino de musculação para mim

Deixe uma resposta