O que a vontade de comer diz sobre sua saúde?

U Fabíola Cunha    t 21 de julho de 2017


Ter vontade de comer algo pode dizer mais do que se imagina sobre o estado do organismo. Doces, frituras, pratos salgados e carboidratos surgem como tentações no dia a dia das pessoas.

Veja como contornar esses desejos repentinos e encontrar alternativas saudáveis.

Vontade de comer carboidratos

vontade de comer

Quando a vontade de comer direciona a pessoa para pães e massas, isso pode indicar níveis baixos de energia. Mas essas mesmas comidas vão levar à mais vontade de comer algo pouco saudável.

Muito tempo sem comer ou comer carboidratos simples (farinha branca, açúcar refinado) faz com que o corpo peça algo rápido.

Se não tiver solução, tente os grãos integrais. Hoje em dia é fácil encontrar pães e massas feitas com farinha integral.

Doces e mais doces!

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Uma pessoa consome, em média, 22 colheres de chá de açúcar por dia, mais de três vezes a quantidade recomendada. Colesterol alto e pressão alta são consequências estudadas desse apetite todo.

Um doce de padaria pode causar um pico de insulina e deixar a pessoa sonolenta, mal-humorada e novamente faminta em pouco tempo.

A solução? Frutas. Bananas e uvas são doces, saborosas e geram satisfação. Iogurtes integrais combinados também ajudam.

Se o desejo for específico por chocolate, deve-se dar preferência por itens com alto teor de cacau.

Em busca de comida salgada

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Quando a pessoa está super estressada, as glândulas adrenais liberam cortisol, que podem fazer com que ela procure por alimentos gordurosos e salgados.

Por isso o stress está diretamente relacionado com o ganho de peso. Snacks preparados em casa, como grão de bico torrado com azeite de oliva e sal podem ajudar.

Aliás, um prato a base de grão de bico que pode ajudar na hora da gula é o hummus. Saiba mais em nossa matéria e conheça os benefícios do hummus.

Proteínas e satisfação

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Parece loucura, mas algumas pessoas sentem desejo de comer alimentos altamente protéicos e realmente saudáveis. Carne de frango e peru, ovos  são uma boa opção.

É possível levar ovo cozido para o trabalho, ou uma saladinha de peito de peru desfiado.

Louca por frituras

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O corpo reage à baixa ingestão de gorduras ordenando que a pessoa ingira itens fritos ou que envolvam manteiga.

Por isso é importante não cortar totalmente a gordura do cardápio. As gorduras saudáveis vêm do abacate, castanhas e pasta integral de amendoim.

Quer comer…mas o quê?

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Se a pessoa está com vontade de comer, mas não tem ideia do quê, o melhor a fazer é se hidratar. Água pura, com limão ou mesmo água de coco são ótimas opções para distrair-se dos desejos aleatórios.

 


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