O que Fazer Quando Você Tem Pouco Tempo Para Fazer Exercícios

U Marcos A.    t 28 de abril de 2014


Infelizmente, a grande maioria de nós, vivemos correndo de um lado para o outro resolvendo problemas do trabalho, da casa, da faculdade e 24 horas parece muito pouco para um dia. E para aquelas que não negligenciam os exercícios físicos, o tempo parece menor ainda. É uma corrida contra o tempo e fica cada vez mais difícil fazer todos os exercícios que foram programados com toda a atenção que eles merecem. Para não perder a ida a academia por completo quando estiver com o tempo apertado para a musculação é melhor dar prioridade a alguns exercícios e deixar os outros para depois.

Já que você tem pouco tempo, não deixe de conhecer a dieta para ganhar massa muscular.

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Prioridades dos Exercícios

Você deve ter em mente que o exercício deve ser iniciado treinando os músculos maiores, pois assim, os menores também serão trabalhados. Falando em questões estéticas, os homens podem não malhar os membros inferiores e as mulheres, os superiores. Mas lembre-se de que é importante treinar todo o corpo, principalmente para quem está querendo perder peso. Mas existem 3 grupos musculares que não podem ser deixados em branco: os músculos do abdome e da região lombar, também conhecidos como os músculos do equilíbrio ou do core.

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Priorize os exercícios que malham grupos musculares de uma vez e não treinos isolados. Por exemplo, o exercício de supino tem foco no peitoral, mas durante o exercício é possível também trabalhar o tríceps e o deltoide anterior. Assim, se você pretendia malhar tríceps e peito nesse dia, retire o músculo menor da lista de exercícios e faça o supino. O exercício de agachamento consegue treinar quadríceps, cadeia posterior da coxa e glúteos. Aqui, você exercita 3 musculaturas importantes em um único movimento. Existem vários outros exercícios que conseguem focar, ao mesmo tempo, até 5 ou mais músculos diferentes. Converse com o professor orientador da sua academia para saber quais são eles.

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Dicas

Além de treinar alguns músculos e outros não, existem outras maneiras de administrar a quantidade de exercícios em um curto espaço de tempo:

  • Para quem faz 3 séries por exercício, pode fazer apenas duas;
  • O número de repetições pode passar de 15 para 12;
  • Se você vai fazer 2 ou 3 exercícios para um único grupo muscular, escolha apenas um deles para fazer isso;

O treino do tipo circuito é bem interessante para quem está com o tempo apertado e também para quem quer perder peso de forma rápida. É bem simples: quando estamos terminando uma série, o normal é realizar um descanso de 30 a 40 segundos; neste caso você não aguarda esse tempo e parte para outro exercício, que de preferência seja de um músculo antagonista (tríceps e bíceps) ou alterne entre músculos dos membros superiores e inferiores. Esse tipo de treino acelera o metabolismo e dá para perder peso de forma mais rápida.

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É preciso ter certo cuidado quando se trata do tempo disponível para os exercícios. Ele é uma das partes mais importante do seu dia, pois é nesse momento que você está cuidando da sua saúde e prevenindo uma série de doenças. É normal que certos acontecimentos inesperados surjam durante o dia como o trânsito, o despertador que não tocou ou o carro que quebrou. Mas, não permita que isso se torne um hábito e se perpetue.


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