Obesos: Exames Normais X Saúde Comprometida

U Marcos A.    t 14 de maio de 2014


A obesidade se tornou um problema de saúde pública em vários cantos do mundo. Quando os Estados Unidos perceberam que essa doença estava levando consigo milhões dos cofres públicos, perceberam que algo deveria ser feito. Vários países implementaram programas específicos para essa população. Aqui no Brasil, onde o culto ao corpo e a beleza impera, os dados não são tão críticos se comparados aos moradores de andar de cima, porém, já não é mais tão difícil encontrar um brasileiro obeso como antes. Mas, mesmo fazendo todos os exames necessários e estes apontarem resultados normais (muito difícil de acontecer, mas é possível), a obesidade pode trazer sérios problemas de saúde.

Obesos: Exames Normais X Saúde Comprometida

Morte Súbita

Pelo excesso de tecido gorduroso, a obesidade traz com ela problemas de saúde generalizados. A inflamação causada pelo crescente acúmulo de gordura nas células do tecido adiposo consegue prejudicar todas as funções do organismo, principalmente do sistema hormonal. Os efeitos degenerativos causados pela obesidade podem levar o indivíduo a morte súbita de tão grave que a doença pode se tornar. Outros problemas comuns em pessoas obesas são:

  • problemas respiratórios;
  • redução na oxigenação das células;
  • problemas cardíacos, podendo levar ao infarto;

Nutrólogo

Obesos: Exames Normais X Saúde Comprometida

Você já ouviu falar desse profissional? Pelo nome já dá para imaginar com qual área esse profissional de saúde está envolvido, mas é preciso saber qual o real papel dele no meio de tudo isso. É um médico especializado em nutrologia, área do conhecimento que realiza diagnóstico, prevenção e tratamento no comportamento alimentar, ou seja, ele investiga e trata as doenças provocadas por uma má alimentação. Além disso, o nutrólogo trata de outros assuntos relacionados como:

  • carência de nutrientes causada por algum problema na absorção destes;
  • hipertensão;
  • diabetes;
  • gastrite;
  • refluxo;
  • diabetes mellitus;

Obesos: Exames Normais X Saúde Comprometida

Esses profissionais conseguem agir de forma específica no problema e oferecer certas alternativas para obesidade e orientações para o paciente. É preciso mostrar ao obeso que ele precisa realizar mudanças em sua vida ou então, as doenças relacionadas não tardarão a chegar. O nutrólogo também ajuda outros grupos populacionais que precisam de cuidados alimentares especiais como gestantes, idosos, atletas, crianças, entre outros. Quem tem obesidade precisa tomar consciência de que está doente e precisa de tratamento, que não pode ser colocado de lado sem orientação médica. É como o tratamento de qualquer doença crônica, como a hipertensão e o diabetes, que pode trazer graves consequências em qualquer momento da vida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *