Óleo de Cártamo: o que é, benefícios e como tomar

U Marcos A.    t 13 de janeiro de 2015


Sempre há algo de novo no mercado para quem quer perder peso. Os termogênicos têm sido os queridinhos dos atletas e praticantes de exercícios físicos quando o assunto é perder peso. O grande problema de muitos, principalmente das mulheres, são as gorduras localizadas. Você faz todas as atividades aeróbicas necessárias, perde peso, mas aquela barriguinha não sai por nada.

Óleo de Cártamo: o que é, benefícios e como tomar

O óleo de cártamo tornou-se um dos mais procurados para a queima de gordura localizada. Ele pode ser encontrado em diversas lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação nas quais você pode escolher também o número de cápsulas que você desejar. Saiba mais sobre esse produto e todos os seus benefícios para o nosso organismo.

Conheça também os riscos e benefícios do Oxyelite Pro.

O que é o óleo de cártamo?

A Carthamus tinctorius é uma planta que era encontrada somente na Ásia. Hoje temos como principais produtores dessa planta a China, Estados Unidos, México, Egito, Índia e Rússia. Vários estudos estão sendo realizados para identificar as reais propriedades do óleo de cártamo. Nele, foram encontradas substâncias como o ômega 9, o ômega 6 e vitamina E.

No Japão, um estudo foi realizado por 17 semanas utilizando dois grupos: um que consumiu óleo de cártamo e outro apenas com gordura bovina. Os resultados mostraram aumento da lipase e consequente redução das gorduras ruins como os triglicerídeos. Outros estudos mostraram elevada ação antioxidante.

Óleo de Cártamo: o que é, benefícios e como tomar

Como o óleo de cártamo funciona?

O mecanismo de ação dele é bem simples. O óleo de cártamo consegue inibir a enzima chamada LPL (lipase lipoproteica) que é a responsável por armazenar a gordura dentro das células adiposas. Como não há armazenamento, o organismo é obrigado a utilizar aquela gordura que está armazenada em locais de maior quantidade como na região abdominal, por exemplo.

Óleo de Cártamo: o que é, benefícios e como tomar

É importante lembrar que os efeitos do óleo de cártamo sobre o emagrecimento só surtem efeitos significativos em conjunto com a prática de atividades físicas. Uma boa opção é unir os efeitos do óleo de cártamo com atividades aeróbicas como a corrida ou aulas na academia. Desta forma a lipólise (quebra da molécula de gordura para ser utilizada pelo organismo) ocorre com muito mais intensidade.

Como tomar o Óleo de Cártamo

A quantidade recomendada é de duas cápsulas por dia. Normalmente, o óleo de cártamo é vendido em cápsulas de mil miligramas cada. Assim, 2 gramas do óleo por dia consegue oferecer:

  • 18 kcal;
  • 2 gramas de gorduras;
  • 3 gramas de ácido linoleico;
  • 7 mg de vitamina E;

Contraindicações do Óleo de Cártamo

Óleo de Cártamo: o que é, benefícios e como tomar

Crianças até 3 anos, lactantes e gestantes não devem ingerir o óleo de cártamo. Ainda não há pesquisas em quantidades significativas que consigam apontar os reais efeitos do óleo nessa população. Para as outras pessoas, o ideal é que um nutricionista seja consultado para orientar se deve ou não ingerir a substância e qual quantidade seria a ideal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *