Os benefícios do agachamento

U Marcos A.    t 13 de Março de 2015


Para muitos, o agachamento é um tipo de exercício que, ao mesmo tempo que promove bom crescimento muscular, também consegue afetar de maneira negativa as nossas articulações, principalmente os joelhos. Porém, isso é apenas um mito. Afinal de contas, não é porque você faz agachamento que terá problemas nas articulações. Uma coisa não implica necessariamente a outra.

Veja também o nosso artigo que fala sobre como melhorar o treino de agachamento.

Os benefícios do agachamento

Os vários benefícios do agachamento

O agachamento não ajuda apenas a fortalecer os membros inferiores como também o abdome. Fazendo o exercício da maneira correta você conseguirá atingir diversos músculos, ainda que de forma indireta. Ele também ajuda a evitar lesões na região do core, ou seja, na região próxima ao abdome e a lombar. O agachamento consegue reduzir a incidência de problemas na coluna, principalmente as dores na região torácica inferior.

Os benefícios do agachamento

Porque devo fazer agachamento?

A primeira coisa que você deve fazer é apagar da sua mente o fato de que o agachamento leva a lesões nos joelhos. Esse tipo de problema é bastante comum nas academias porque os “atletas” não fazem o movimento da maneira correta e, na maioria das vezes, não respeitam os limites do corpo colocando muito peso nos aparelhos.

Os benefícios do agachamento

O agachamento é um exercício excelente para aqueles que estão em quadra praticando esportes. Esse exercício consegue abarcar uma série de músculos além do quadríceps. As fibras musculares do glúteo, isquiotibiais e panturrilhas são recrutadas para executar o movimento de maneira satisfatória.

Agachamento frontal

Esse é o tipo de exercício que não lhe permite roubar ou compensar qualquer movimento. É muito comum no agachamento convencional que, no momento da subida, a pessoa tente compensar o esforço levando o quadril para traz. Se isso for feito no agachamento frontal você desequilibra e cai de cara no chão.

Ele é um excelente exercício para iniciantes e principalmente, para aqueles que sofrem com algum problema de coluna já que a barra não fica apoiada nas costas. O agachamento frontal é um excelente exercício para fortalecer os quadríceps, reto abdominal e os eretores da espinha.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa saudável pode fazer esse tipo de exercício desde que com a orientação correta. Porém, aqueles que sofrem com algum problema de coluna ou no joelho, tornozelos e quadril devem tomar mais cuidado. Por exemplo, se você tem escoliose, o agachamento livre não é o ideal. Fazer agachamento na barra fixa é sempre preferível.

Os benefícios do agachamento

Existe uma regra que sempre deve ser seguida: para evitar problemas no joelho fique sempre atento para que, durante os exercícios, ele não ultrapasse a ponta dos pés. Portanto, na hora da descida, é melhor jogar o quadril um pouco mais para trás, mas sempre alinhado com a coluna.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *