Os benefícios da meditação

U Marcos A.    t 6 de dezembro de 2015


O estresse é um dos grandes maus do século. As pessoas levam a vida de forma corrida e agitada e nem mesmo a tecnologia, que deveria melhorar a qualidade de vida das pessoas, apenas acelerou o ritmo das coisas. As informações chegam a cada minuto, são contas para pagar, negócios para fechar e, infelizmente, a saúde é esquecida enquanto tudo isso se passa.

Porém, chega um momento no qual o corpo não aguenta mais e começa a pedir socorro. Como? Através de doenças como gripes constantes, dores de cabeça, dor no corpo, cansaço, insônia e vários outros sintomas do estresse. Para melhorar a saúde e se manter saudável é necessário relaxar um pouco, respirar com mais calma e a meditação pode ajudar com tudo isso. Falando do corpo ou da mente.

Os benefícios da meditação

O que é meditação

Meditação significa desprender-se do mundo externo e voltar-se para dentro si. É uma forma de autoconhecimento que falta a grande maioria das pessoas e que é muito importante, não apenas para a saúde, mas para o nosso crescimento pessoal e desenvolvimento como ser humano.

Os benefícios da meditação

Meditar não significa só sentar-se, fechar os olhos e respirar fundo. É uma atividade bastante difícil pois exige de nós total concentração, algo muito difícil de conseguir, principalmente em tempo como esses quando estamos o tempo todo conectados com o mundo 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Veja dicas de como ter uma vida mais leve sem deixar as responsabilidades de lado.

Os benefícios da meditação

Ajuda no tratamento de doenças

A meditação é uma forte aliada à medicina convencional. Isso porque ela consegue melhorar a saúde da mente e com isso, atinge de forma favorável todos os sistemas orgânicos melhorando a saúde como um todo. Muitas doenças físicas podem ser causadas por doenças psíquicas como a depressão, a ansiedade e o estresse.

Vale a pena investir na meditação. Conseguir se desligar do mundo externo por alguns instantes é algo difícil, mas que traz imensas vantagens. Inspirar e expirar lentamente faz com que os batimentos cardíacos diminuam e também ajuda o corpo a relaxar fazendo com que a frequência respiratória entre em sintonia com ele.

Os benefícios da meditação

Melhora do desempenho

Um dos grandes problemas que temos, principalmente para os que estudam, é conseguir manter a concentração. Começamos a ler uma palavra e uma mosca passando se torna mais interessante. Também no trabalho, a falta de concentração atrapalha na produtividade levando a diversos erros que podem até causar demissão.

Como a meditação é uma técnica que tenta a todo momento buscar e aprimorar a concentração, a prática dela melhora o desempenho, seja no estudo ou no trabalho. Como é um exercício que trabalha a mente, faz com que o nosso cérebro trabalhe da melhor forma possível.

Onde meditar

Você pode meditar em qualquer lugar, desde que seja um lugar tranquilo e calmo, livre de sons indesejáveis e que também esteja numa temperatura adequada. Ou seja, esse lugar por ser até mesmo a sua própria casa, dentro do quarto, do escritório e até mesmo do banheiro.

Os benefícios da meditação

O local pode estar decorado com objetos que tragam paz e pensamentos felizes e tranquilos como a foto de entes queridos, um presente de alguém especial. As cores do ambiente também devem ser adequadas, quanto mais suaves elas forem, melhor. O ambiente deve ser confortável, portanto você pode colocar tapetes, almofadas, velas aromáticas, incensos, imagens, tudo vai depender da crença de cada um.

Outro lugar muito bom para meditar é em meio à natureza. Pode ser numa parte da praia que esteja mais tranquila, perto de uma cachoeira deixando o som da água ajude a acalmar o espírito. Se você tiver um jardim em casa, é uma boa opção adaptá-lo para fazer dele um ambiente de paz e tranquilidade para meditar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *