De degrau em degrau: os benefícios de subir escadas!

U Fabíola Cunha    t 19 de setembro de 2016


Sempre pensamos que os exercícios físicos são feitos em horários específicos, com roupas e aparelhos específicos. Mas é um fato comprovado pela ciência que as atividades do dia-a-dia como andar e subir escadas são as mais associadas com um real benefício físico.

subir escadas

  • Subir escadas é uma das atividades que mais mostram resultados:
  • Subir oito lances de escadas por dia reduz o risco de morte em 33%;
  • Subir escadas por 7 minutos por dia pode diminuir pela metade o risco de ataque cardíaco dentro de 10 anos;
  • Dois minutos extras de subida por dia é o suficiente para diminuir o ganho de peso na meia-idade;
  • Subir escadas promove esses benefícios melhorando nossa condição cardiovascular. É oficialmente classificado como um exercício vigoroso e queima mais calorias por minuto que a corrida.

subir escadas

Aumentando os batimentos cardíacos, subir escadas ajuda a proteger contra pressão alta, ganho de peso e entupimento das artérias. Isso reduz os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, doença cardíaca, demência e até alguns tipos de câncer.  A atividade também exercita ossos e músculos, melhorando a força, densidade óssea e tonificando a musculatura. Isso é especialmente importante para mulheres em empregos sedentários em escritórios – elas têm um risco maior de sofrer de osteoporose.

Nem é preciso dizer que o esforço faz com que o organismo libere mais endorfinas, hormônio que melhora a sensação de bem-estar.  E não é preciso muito para começar a usar os degraus do cotidiano rumo a uma saúde melhor!

subir escadas

  • Subir escadas não requer habilidades especiais, treinamento ou espírito aventuresco
  • É muito eficiente, pois bastante progresso pode ser feito em pouco tempo
  • Faz uso do mundo ao nosso redor, sem gerar custos extras ou desperdício
  • Você pode começar com alguns lances de escada e depois ir aumentando
  • Não é necessário comprar roupa especial de academia (mas é indicado ter um tênis para proteger os pés)

stair climbing

Os benefícios são tão claros, que as academias de musculação já incorporaram um equipamento para o stair climbing, nome em inglês para a atividade. Nele o usuário se move como se estivesse subindo uma escada rolante ao contrário. Os degraus podem se mover em diferentes velocidades.


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