Os benefícios do gergelim para a saúde

U Marcos A.    t 16 de janeiro de 2016


Eis aqui uma semente bastante conhecida em cada canto do país e que, por ironia do destino, é bastante vista em cima de pães das redes de fast food. Essa semente é um alimento funcional que pode ajudar e muito na nossa saúde e por isso há a necessidade de inclui-la em nossa alimentação do dia a dia.

Os benefícios do gergelim para a saúde

No gergelim nós encontramos fibras, proteínas, gorduras que fazem bem ao corpo e várias outras substâncias que são importantes para o bom funcionamento do organismo. Você pode encontrar as sementes em 3 cores diferentes: branca, preta e castanha. Ele é fácil de ser encontrado, seja em supermercados ou lojas de alimentos naturais.

Os benefícios do gergelim

Em apenas 1 colher de sopa dessa semente temos 1,5 g de fibra alimentar, 2,7 g de proteínas, 3,6 g de carboidratos e apenas 62 kca. Como se pode ver o gergelim é um alimento completo e excelente para quem faz exercícios físicos como a musculação. É uma ótima forma de adquirir proteínas de forma fácil e barata. Veja outros benefícios do gergelim para a nossa saúde:

  • melhora o trânsito intestinal já que é rico em fibras;
  • auxilia na perda de peso por oferecer maior tempo de saciedade;
  • possui muitas vitaminas que melhoram a saúde dos ossos, do fígado e da visão;
  • reduz as taxas de açúcar no sangue ajudando na prevenção do diabetes;
  • além de vitaminas, possui minerais como o magnésio e o cálcio;

Propriedade antioxidante do gergelim

Os benefícios do gergelim para a saúde

O gergelim tem uma vitamina muito poderosa no combate contra os radicais livres: a vitamina E. Ela é um poderoso agente antioxidante, ajudando a reduzir os níveis de radicais livres (um dos responsáveis pela formação dos tumores que provocam câncer). Além disso, a vitamina E também ajuda a retardar o envelhecimento celular.

Amigo do coração

O gergelim possui substâncias que reduzem as taxas do colesterol ruim, o LDL. Esse tipo de gordura se acumula nas paredes dos vasos formando as famosas placas de ateroma. Essas placas podem se soltar pela ação de oxidação dos radicais livres e viajar pela corrente sanguínea ocluindo a luz de algum vaso que irriga o coração ou o cérebro causando o infarto.

Os benefícios do gergelim para a saúde

Para emagrecer com gergelim

O gergelim é rico em fibras e, por conta disso, oferece uma maior sensação de saciedade prolongada evitando que você consuma mais alimentos durante o dia. Assim, você passa a comer menos sem sentir fome. Além disso, essas fibras ajudam a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, fazendo com que menos insulina seja produzida e menos carboidratos sejam armazenados na forma de gordura.

Como consumir o gergelim

Comer o gergelim sem torrar é a melhor opção e também com a casca porque é nela que temos a maior quantidade de fibras que promovem saciedade e melhoram o trânsito intestinal. A melhor opção é bater a semente no multiprocessador para virar um tipo de farinha ou então, bater com shakes, sucos ou smooothies.

Os benefícios do gergelim para a saúde

O ideal é que o consumo seja de 2 colheres de sopa por dia. Essa quantidade é suficiente para que possamos absorver todos os benefícios dessa semente. O gergelim também pode ser transformado em farinha para ser usado em pastas e patês como o tahine.


Deixe uma resposta