Os erros mais comuns cometidos pelas mulheres nas academias

U Marcos A.    t 7 de agosto de 2014


As mulheres estão sempre em busca de melhorar a forma física. Fazem dietas, tratamentos estéticos e qualquer outra novidade no mercado que possam conferir o objetivo desejado. Este, normalmente, é a perda de peso e definição da musculatura sem necessariamente ir em busca da hipertrofia como é mais comum nos homens.

Os erros mais comuns cometidos pelas mulheres nas academias

O problema é que, chega um determinado momento, que o corpo fica estagnado e você que já estava tão feliz com os resultados começa a se perguntar o que está acontecendo. Seu objetivo ainda não foi alcançado e você acaba aumentando a carga de peso durante os exercícios. Mas, alguns erros, muito comuns, podem estar impedindo você de chegar lá.

Fique ligada na alimentação

Os erros mais comuns cometidos pelas mulheres nas academias

Não apenas as mulheres, como também os homens, precisam entender que a alimentação chega a fazer parte do resultado dos treinos numa proporção maior que 70%. Ou seja, é mais importante se alimentar de forma adequada do que ficar se acabando na academia sem a menor necessidade. Regra básica: carboidratos complexos antes (alimentos integrais) e carboidratos simples mais proteínas depois dos treinos.

Leia também nosso artigo sobre alimentação saudável durante o exercício.

Fazer os exercícios de maneira correta

Os erros mais comuns cometidos pelas mulheres nas academias

Isso acontece normalmente com as mulheres que querem ganhar hipertrofia muscular o mais rápido possível. Já no primeiro dia de academia colocam uma carga muito maior do que realmente aguentam e o resultado disso? Lesão. Assim, você vai correr o risco de ficar parada por semanas até se recuperar o suficiente para retornar aos exercícios.

Estou gastando calorias?

Os erros mais comuns cometidos pelas mulheres nas academias

Ficar uma hora na esteira e manter o mesmo ritmo não vai fazer com que você perca mais ou menos calorias. O que você precisa fazer para queimar cada vez mais uma quantidade maior de calorias é tentar elevar a sua frequência cardíaca sempre acima do que está habituada. É fácil de perceber quando isso acontece, é exatamente naquele momento em que você se sente ofegante. Faça isso todos os dias e os resultados logo chegarão.

Para a musculação vale a mesma regra

Os erros mais comuns cometidos pelas mulheres nas academias

Tudo que o corpo se acostuma a fazer ele precisa de, cada vez menos, energia para executar aquela tarefa. Fazer os mesmos exercícios todos os dias ou manter sempre as mesmas séries irão fazer com que você pare num determinado estágio do treino e não progrida mais. Então, tente sempre ir além do que o corpo já se acostumou: mude a ordem dos treinos, altere a carga e o tipo de treino.

Suplementos não são uma regra

Os erros mais comuns cometidos pelas mulheres nas academias

Sempre que iniciamos numa academia ou qualquer outro exercício ansiamos por ver resultados o mais rápido possível e aí entram os suplementos. Eles são, na verdade, orientados para pessoas que mesmo com uma alimentação adequada não conseguem nenhum ou pouco resultado com os exercícios. Ou seja, antes de partir para a compra de um suplemento o ideal é procurar um profissional e seguir uma dieta adequada.

Malhar pernas e braços

Os erros mais comuns cometidos pelas mulheres nas academias

Homens não querem malhar pernas e mulheres não querem malhar os braços. Os dois estão errados já que o ideal é que toda a musculatura esteja bem preparada. Para aquelas que querem perder peso, malhar os membros superiores é uma boa opção. Quanto mais músculos estão trabalhando, mais energia será consumida, maior será o metabolismo e, consequentemente, maior a perda de peso.


3 respostas para “Os erros mais comuns cometidos pelas mulheres nas academias”

  1. Mary disse:

    Uma coisa comum que observo na academia é homem com pernas fininhas e braços enormes! Fica desproporcional e feio pra caramba. Bonito é o corpo todo malhado por igual. Inclusive vejo os personal muito mal acabados nesse quesito e também muito personal gordo ou com aquele musculão por baixo da gordura, que o faz parece roliço e não malhado. Mas que ao prestar um pouco mais atenção, percebemos a musculatura saltando em algum lugar em determinado momento. Penso que eles ensinam o que não fazem. Braços grandes e pernas fininhas ou gordura em cima da musculatura.

  2. luciana santos disse:

    O que acho errado numa acadêmia é a falta de informação quando chegamos pela 1ª vez,fala p aluno ir fazer esteira transpor ou bicicleta sem nenhuma informçao adquada de qual tempo altura do banco da bicicleta,me senti tão perdirda .os administradores da cademia tem que dar um suporte melhorpro novato .Fica a dica

  3. viviane disse:

    oi gostaria de perguntar sou gordinha nao como esagerado nao faco exercicios se eu fazer musculacao durante um ano eu vou ver uma melhora no meu corpo ou vai demorar mais tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *