Os Erros mais Comuns de se Cometer Dentro das Academias

U Marcos A.    t 31 de março de 2014


Que gosta de manter o corpo e a saúde em dias precisa de exercitar e controlar a alimentação. Mas nada é tão simples quanto parece, é preciso ter dedicação, muita disciplina e conhecimento. Se exercitar simplesmente não é a maneira certa de acertar no desempenho do corpo, é preciso saber como se exercitar da maneira correta. Assim, além de melhorar o desempenho muscular, você vai alcançar de maneira mais rápida o seu objetivo e ainda consegue evitar sérias lesões.

Fazer apenas musculação ou atividade aeróbica

Se você realizar apenas exercícios aeróbicos como corrida ou andar de bicicleta, vai estar favorecendo apenas o sistema cardiorrespiratório e deixando a musculatura enfraquecida, propensa à lesões. Além do mais, quando os músculos não são constantemente tracionados é mais fácil adquirir alguns tipos de doenças ósseas como a osteoporose. Caso a sua opção seja para focar apenas na musculação, o sistema cardíaco entrará em déficit e ficará mais fraco com o passar do anos.

Os erros mais comuns de se cometer dentro das academias

Não descansar entre as séries

Você está com todo o gás e começa a fazer exercícios sem parar. Vai de um aparelho para o outro sem respeitar o tempo necessário que o organismo precisa para realizar uma nova série de repetições. Pesquisas norte-americanas sugerem um intervalo entre 2 a 3 minutos e isso não é por acaso. É justamente nesse pequeno intervalo onde hormônios importantes como a testosterona e o hormônio do crescimento GH são liberados na corrente sanguínea. Eles ajudam na formação de mais massa muscular.

Não fazer o alongamento

Há controvérsias em estudos sobre essa questão. Ainda não há consenso, mas duas coisas importantes foram descobertas: fazer alongamento antes dos exercícios reduz a força de contração muscular, mas consegue ao mesmo tempo, evitar altas taxas de lesões musculares, ósseas, ligamentares e articulares durante longos períodos na prática de musculação.

Os erros mais comuns de se cometer dentro das academias

Passar dos limites

O nosso corpo consegue suportar uma carga máxima e depois disso, ele pode sofrer graves consequências. Quando ultrapassamos os nossos limites físicos, o organismo se desgasta muito para tentar normalizar as substâncias circulantes. Um exemplo clássico é quando alguém está iniciando os exercícios aeróbicos e vai com muita sede ao pote, correndo por mais de 1 hora. Os músculos começam a entrar em fadiga e o maior sinal de que você precisa ser freado é quando começa a faltar ar para os pulmões. Esse tipo de acontecimento não é o aceitável durante exercícios. O recomendável é que se realize um teste ergométrico com um especialista antes de iniciar as atividades.

Os erros mais comuns de se cometer dentro das academias

Colocar carga a mais

Aí entra novamente a questão dos limites do corpo novamente. Da mesma maneira que o coração e o pulmão conseguem fazer um trabalho até certo ponto, com os músculos não é diferente. Nossas fibras precisam ser estimuladas de maneira gradual ou então podem sofrer sérias lesões. Não é possível, fisiologicamente falando, que em um dia você esteja com 10 kg no supino e no dia seguinte já consiga erguer 30 kg. Os que mais cometem esse tipo de erro são os homens, principalmente os mais novos que querem ter um corpo exuberante em pouco tempo.

Os erros mais comuns de se cometer dentro das academias

Treinos muito extensos

Ficar 1 hora na caminhada pensando que essa é a melhor forma de perder peso é perda de tempo, além de ser monótono. É preferível realizar picos de intensidade, como na corrida, na qual os batimentos cardíacos devem alcançar 80% da frequência cardíaca máxima durante 30 minutos. Nesse curto espaço de tempo dá pra perder muito mais calorias do que numa caminhada de 1 hora. A grande descoberta do momento é realizar o treino intercalado. Fazer 30 minutos de corrida intercalada entre 1 ou 2 minutos de caminhada aumenta a queima calórica e você ainda permanece com o metabolismo acelerado até 1 hora após o treino.

Os erros mais comuns de se cometer dentro das academias

Fazer sempre o mesmo tipo de exercício

Nosso músculo possuem tipos de fibras diferentes e portanto, precisam de estímulos diferentes. Passar meses fazendo o mesmo treino, mesmo que seja de hipertrofia, vai fazer o músculo estagnar e parar de desenvolver. Procure variar os treinos, pelo menos a cada 2 ou 3 meses. Peça para um profissional elaborar uma nova ficha de treinamentos para você.

Não fazer aquecimento

Todo mundo te fala a mesma coisa: precisa aquecer um pouco antes de começar a musculação. Mas você nunca descobriu para que isso serve e resolveu pular essa etapa dos treinos. Pois bem, a grande importância de fazer um aquecimento, de pelo menos 5 a 10 minutos antes da musculação é para reduzir o risco de lesão. A distensão muscular é a mais comum neste caso.

Os erros mais comuns de se cometer dentro das academias

Não usar roupas adequadas

Tecidos grossos, sem elasticidade e que não te deixam transpirar direito são um risco para a saúde. Existe um mito de que se você usar roupas mais quentes para fazer exercícios, você soa mais e consequentemente queima calorias. Tudo bem até aí, realmente a temperatura do corpo vai aumentar e mais energia será gasta, mas você vai ficar completamente desidratado bem antes de conseguir perder as tão sonhadas calorias que tanto quer.Os erros mais comuns de se cometer dentro das academias

Não prestar atenção na postura

É impressionante a quantidade de erros que se encontra entre os praticantes de musculação quando se fala em postura. As pessoas acham que isso não importa e só pensam em ganhar músculos, mas é possível também ganhar uma escoliose, hérnia de disco entre outros nas academias. Lesões em joelho e ombro são as mais comuns nesse tipo de ambiente e a causa quase sempre é a mesma: peso em excesso combinado com uma postura completamente inadequada.

Os erros mais comuns de se cometer dentro das academias

Manter uma rotina irregular

É preciso ter disciplina e deixar a preguiça de lado. Se você ficar sempre com a velha desculpa do “não tempo” vai precisar conseguir esse tempo mais tarde para cuidar da doença. É preciso criar uma rotina e seguí-la de forma criteriosa, sem enganação. Ir uma semana e na outra não ou ir apenas 2 vezes por semana, é melhor não ir. Assim você economiza tempo e dinheiro. Existem várias opções para quem quer manter a saúde fazendo atividades físicas, encontre algo que goste e assim terá prazer em estar no lugar todos os dias.

Os erros mais comuns de se cometer dentro das academias

Não exercitar todos os músculos

Isso é praticamente uma regra: homens malham da cintura para cima e mulheres, da cintura para baixo, mas é uma regra completamente errada. É preciso exercitar todos os grupos musculares, assim o metabolismo ficará mais acelerado, você vai perder mais peso e o risco de lesão será bem menor. Um músculo muito importante para a musculação e que é bastante negligenciado são os da região lombar. Eles ajudam o corpo a realizar vários movimentos e por muitas vezes, de maneira errônea, acabam recebendo a carga de todo o exercício.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *