Por que os homens suam tanto?

U Fabíola Cunha    t 15 de março de 2017


Homens podem suar de forma intensa, em dois minutos de treino já deixando roupas e cabelo encharcados. Uma pesquisa publicada pela revista Experimental Physiology mostra porque os homens suam tanto e que esse suor intenso nada tem a ver com o gênero.

suor

Fatos rápidos e muito conhecidos: para evitar um super aquecimento e colapso, o organismo humano se resfria com o suor e aumenta a circulação na superfície da pele. Então, no estudo, os pesquisadores procuraram no fluxo sanguíneo próximo a pele informações em 36 homens e 24 mulheres.

No primeiro teste, todos pedalaram de forma leve em uma bicicleta a 28ºC e 36% de umidade relativa do ar, por 45 minutos. No segundo teste, a intensidade passou de leve a moderada, sob as mesmas condições.

suor

Os pesquisadores perceberam que as mudanças no suor dos participantes eram as mesmas em ambos os testes-treinos. O gênero (masculino ou feminino) não ditou o quanto as pessoas suaram. O que influenciou mais foi o tipo físico e o tamanho da pessoas.

Em outras palavras: homens não suam mais por serem homens, mas por serem seres humanos de tamanho maior. De fato, homens de porte franzino e mulheres exteriorizam calor corporal pela circulação aumentada, enquanto indivíduos simplesmente suam mais.

suor

Essa situação nada tem a ver com a hiperhidrose, uma condição na qual a pessoa sofre de suores extremos. Confira alguns desodorantes que podem ajudar os homens a “segurar a onda” no suor.

Saiba também: Como tirar o cheiro ruim de roupas de ginástica?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *