Posso substituir musculação pelo Treino HIIT?

U Marcos A.    t 5 de fevereiro de 2016


Para quem está querendo emagrecimento e definição muscular o treino HIIT pode ser a chave para o sucesso. O problema é que pode ser um pouco complicado conseguir aliá-lo ao treino de musculação. O HIIT é um treino de alta intensidade e curta duração e por isso pode ser um desafio fazê-lo em combinação com treinos de força.

Posso substituir musculação pelo Treino HIIT?

O problema é que é muito comum que muita gente queira aliar a perda de gordura com o crescimento muscular. Isso ajuda a definir os músculos e ainda ajuda a eliminar aquela gordura localizada. Mas, afinal de contas, posso substituir a musculação pelo treino HIIT?

Combinando musculação e HIIT

Muita gente pode pensar que, por conta do HIIT ser um exercício de alta intensidade e que exige muito a reserva energética do nosso corpo não é possível combiná-lo com a musculação. Saiba que é possível adaptar a teoria do treino HIIT ao treino de musculação fazendo os movimentos com mais velocidade e intervalos curtos.

Aqui não vale ficar batendo papo enquanto treina. Gente, musculação é coisa séria! Se você vai parar academia mais para conversar com os amigos do que para treinar, melhor mudar de modalidade esportiva.

Posso substituir musculação pelo Treino HIIT?

Ficar 2 a 3 minutos jogando conversa fora entre as repetições vai fazer o seu corpo voltar ao estado de repouso antes de começar uma nova repetição e isso não deve acontecer. O tempo de 30 segundos entre uma repetição e outra é uma boa opção. Você também pode começar com intervalos maiores e ir reduzindo enquanto for progredindo.

Uma outra maneira de combinar o treino HIIT com a musculação é intercalar um tipo de treino com o outro. Por exemplo, se você malha 6 vezes por semana pode fazer musculação durante 3 dias intercalados e entre esses dias aplicar o treino HIIT. É uma ótima maneira de promover hipertrofia e perder gordura ao mesmo tempo.

Posso substituir musculação pelo Treino HIIT?

Uma dica muito importante: não pratique HIIT e musculação no mesmo dia, especialmente no mesmo momento. Se for fazer no mesmo dia dê, pelo menos, um intervalo de 6 horas entre um treino e outro. Você pode provocar um overtrainig e reduzir o seu desempenho durante os treinos.

Mas, o treino HIIT não vai consumir massa magra?

A resposta é não. Simplesmente porque esse tipo de treino é realizado num intervalo de tempo muito curto e dessa forma o corpo não consegue liberar as substâncias que degradam a proteína para gerar energia. Uma delas é o cortisol, por exemplo, que sempre é liberado quando o corpo está sob estresse intenso.

Posso substituir musculação pelo Treino HIIT?

É possível substituir a musculação pelo HIIT?

Sim, mas cada caso é um caso. O ideal é combinar os exercícios porque, dessa forma, o seu treino fica muito mais completo. Lembrando que o foco do HIIT é emagrecimento, portanto, pessoas que não precisam perder peso não devem fazê-lo.

Também pode ser uma boa opção para quem não quer ganhar hipertrofia muscular e também não tem muito tempo para praticar exercícios. Existem protocolos de treino HIIT que duram apenas 4 minutos. Esse treino é o famoso Método Tabata.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *