Porque potássio é importante para musculação?

U Marcos A.    t 13 de setembro de 2015


Você já viu aquele seu conhecido que come uma penca de banana todos os dias? Então você fica se perguntando porque comer tanta banana, uma fruta cheia de carboidratos e que praticamente tem 0% de proteínas? A banana é rica em potássio, um nutriente importantíssimo para quem quer ter bom desempenho muscular.

Quais as funções do potássio?

Porque potássio é importante para musculação?

O potássio é extremamente importante para as funções do corpo. Lembra-se de quando estudávamos no colégio sobre a bomba de sódio e potássio? Ou seja, é esse mineral que consegue equilibrar o potencial elétrico da membrana, permitindo que certos nutrientes entrem na célula ou não. Além disso, o potássio é essencial na contração muscular.

Veja como o aspargo pode ajudar na hipertrofia muscular.

Outra função importante do potássio, a nível celular, é o fato dele ser um importante fator paras as enzimas potássio-ATPase e a piruvato quinase. Elas interferem diretamente no metabolismo dos carboidratos, gerando energia para o corpo. E por fim, mas não menos importante, o potássio também ajuda no controle de líquidos do corpo, ajudando a equilibrar a pressão arterial.

A falta de potássio

Porque potássio é importante para musculação?

Quando o nosso corpo está com deficit em potássio chamamos isso de hipocalemia. Isso é quando estamos numa extrema deficiência de potássio, mas não pela falta de ingestão e sim pela sua saída do corpo através do vômito, diarreia, pela urina e outros meios. Os primeiros sinais e sintomas da hipocalemia são:

  • fadiga muscular;
  • prolemas com a digestão;
  • arritmia cardíaca;
  • cansaço;

A hipercalemia

Se a deficiência de potássio pode causar prejuízos ao nosso corpo, o excesso dele também pode. A hipercalemia acontece justamente quando há uma alta ingestão de potássio, principalmente através de suplementos alimentares, e não há um nível de excreção suficiente para equilibrar a quantidade desse mineral no corpo. Pode ocorrer uma sobrecarga renal e distúrbios no sistema gastrointestinal.

Porque potássio é importante para musculação?

A relação do potássio com a atividade física

Estudos já comprovaram que indivíduos com uma dieta pobre em potássio perdiam massa muscular de forma evidente. O potássio não auxilia apenas durante a contração muscular como também na sua síntese. Observa-se que alguns fisiculturistas costumam consumir tabletes de potássio no pós-treino. Porém, esse tipo de hábito deve ser acompanhado de perto por um médico e ainda assim se for necessário.

Alimentos ricos em potássio

Como dito no início, a banana é rica em potássio. 1 banana média possui 422 mg de potássio e quando assada com a casca esse número fica maior que o dobro: 926 mg. Veja abaixo outros alimentos ricos em potássio para cada 100 g:

  • Ameixa seca: 732 mg;
  • Uva passa: 749 mg;
  • Abóbora: 340 mg;
  • Tomate: 237 mg;
  • Abacate: 485 mg;
  • Amendoim: 705 mg;

Como consumir

Porque potássio é importante para musculação?

É preciso ficar atento às quantidades adequadas para o consumo diário. Para um adulto com mais de 19 anos, a quantidade é de 4.700 mg por dia, já para as mulheres, esse valor pode alternar até 5.100 mg por dia. Pode ser um valor muito grande, mas existem alimentos que possuem muito potássio, como os citados acima. Apenas alguns deles já supriria essa demanda.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *