Como potencializar os exercícios da cadeira extensora?

U Marcos A.    t 30 de junho de 2015


Quem pratica musculação quer ver resultados. Ninguém quer passar uma hora do seu dia pegando peso (muitos vão porque é necessário e não porque gostam) e não alcançar os objetivos desejados. Porém, saber fazer o exercício da maneira correta faz toda a diferença e saber usar os aparelhos como a cadeira extensora, por exemplo, faz parte disso.

Saiba os aspectos principais do treino na cadeira extensora.

Aspectos ergonômicos da cadeira extensora

Como potencializar os exercícios da cadeira extensora?

O exercício na cadeira extensora parece bastante simples não é mesmo? Isso é verdade, mas os detalhes é que são importantes e devem ser levados em consideração. Assim, deve-se prestar atenção no encosto da cadeira e saber que os joelhos não devem estar mais a frente do que o rolo que fica na altura dos tornozelos. Isso pode resultar em problemas graves com o passar do tempo, pois essa posição causa uma compressão patelo-femural intensa.

Para aqueles que têm problemas de coluna e para aqueles que não desejam ter, essa dica é muito importante. Já viram como algumas pessoas inclinam o corpo para frente na cadeira extensora? Principalmente aqueles que fazem treinos intensos? Pois é, isso está completamente errado. Essa posição comprime os discos intravertebrais e não mantém a curvatura fisiológica da coluna.

Como potencializar os exercícios da cadeira extensora?

Quanto ao rolo que fica na parte de baixo da cadeira, este pode levantar muitas dúvidas para a sua posição. Temos poucos músculos na região frontal da perna, portanto é de suma importância que ele fique bem apoiado. O melhor lugar para posicioná-lo é na região dos tornozelos ou na área medial do pé.

Músculos trabalhados

A cadeira extensora é um exercício monoarticular e tem como musculatura principal o quadríceps. Este, por sua vez, é formado por 4 músculos: o reto femoral, o vasto medial, o vasto intermédio e o vasto lateral. Porém, cada músculo é trabalhado em momentos diferentes durante o movimento. Assim, o vasto lateral fica ativo em quase todo o movimento, já o vasto medial trabalha com maior intensidade somente nos últimos graus do movimento.

Como potencializar os exercícios da cadeira extensora?

Esse tipo de informação tem uma importância significativa. Uma das funções do vasto medial é estabilizar a patela (o osso que temos na parte frontal do joelho). Portanto, para aqueles que precisam melhorar o fortalecimento musculação da região, utilizar a cadeira extensora nos últimos graus de movimento ativa intensamente o vasto medial.

Dicas para potencializar o exercício

Agora que você já sabe como se posicionar na cadeira extensora de forma correta e sabe quais músculos estão sendo ativados em determinados graus de movimento, você pode partir para uma abordagem mais específica. É claro que não dá para comparar um exercício de agachamento, leg press e afundo em termos de potencialização do exercício. Porém, a cadeira extensora é bem interessante para quem deseja hipertrofia e quer corrigir assimetrias.

Como potencializar os exercícios da cadeira extensora?

Atingindo a falha concêntrica

Ainda que você esteja fazendo o movimento completamente sozinho, a cadeira extensora consegue dar uma “ajuda” durante o movimento, ela oferece maior estabilidade e segurança. Isso permite que você chegue à falha concêntrica e que se mantenha nela de forma isométrica com maior “facilidade”.

Descubra se você está realmente treinando com intensidade máxima!

Ajustando a carga

Um benefício desse aparelho é que você não precisa sair dele para ajustar as cargas. Portanto, se você está fazendo um treino do tipo Pirâmide, Drop-set ou Rest-pause, a cadeira extensora é ótima para concluir o processo sem ter q ficar saindo do aparelho o tempo todo para modificar a carga.

Como potencializar os exercícios da cadeira extensora?

Termine o treino com ela

Isso não precisa ser uma regra, mas você já percebeu que quanto mais perto os seus músculos chegam à fadiga, menos coordenação motora você tem? Na cadeira extensora as suas pernas estarão estabilizadas, ao contrário do agachamento ou leg press podendo haver erros e gerar lesões durante o movimento.

Todas essas dicas podem ajudar e muito a melhorar o seu treino de pernas. Saber se posicionar, saber quais músculos estão sendo trabalhos e porque você está fazendo determinado movimento diferencia você de um robô que apenas faz o que está escrito na ficha sem saber exatamente o motivo.


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