Pratique exercícios físicos mesmo sem academia

U Milena Costa    t 8 de Fevereiro de 2018


Não tem problema nenhum em gostar da academia, mas há quem acredite que só é possível praticar exercícios físicos na academia. E nem todo mundo tem condições ou vontade de frequentar a academia. Até porque não é necessário apenas os exercícios em aparelhos para ser saudável.

Nesse artigo você aprende como exercícios físicos podem ser feitos em qualquer outro lugar. Atividade é importante para o corpo humano, mas não é porque o comum é que as pessoas vão à academia que você também precisa ir se não quiser ou não puder.

exercícios físicos

Motivos para praticar exercícios físicos fora da academia

Se você é um desses que vai a academia forçado ou nem se dá ao trabalho de tentar. Vamos falar nesse tópico sobre os motivos mais comuns para as pessoas não gostarem de academia.

  • Economia

Muita gente não tem dinheiro para pagar uma academia, até porque as academias mais bem equipadas podem custar um alto valor. E tudo bem nisso, mas não é motivo para não praticar exercícios físicos.

  • Não gostar de exercícios

Esse caso já é mais difícil, mas é normal. Muita gente não gosta de se exercitar, e por mais que entenda que atividade física é bom para o corpo. A pessoa não consegue se manter na academia.

vencer a preguiça

Muitas pessoas inclusive tentam, chegam a pagar meses adiantados e pedir ajuda dos amigos. Mas para muitos é impossível, e tudo bem nisso.

  • Não gostar do ambiente

Às vezes a pessoa gosta até bastante de fazer atividades físicas. Mas por motivos como a insegurança em relação ao corpo, ou até assédio dos colegas, como no caso de muitas mulheres. A opção escolhida acaba sendo se afastar do ambiente que deixa a pessoa desconfortável. E tudo bem nisso também.

Esportes

exercícios físicos


Se você é uma dessas pessoas que gostam de exercícios físicos, mas preferem ficar longe da academia. São muitos os esportes que você pode praticar fora dela.

E não são apenas os esportes mais comuns como futebol, basquete e natação. Você pode procurar aulas de lutas, como boxe, judô, artes marciais e outros esportes. Como patinação, vôlei e hipismo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre Yoga em casa e conheça os primeiros passos para praticar em casa

Parque

exercícios físicos


Não desperdice área verde é uma ótima ideia, aproveite parques próximos a você. Praticar atividades ao ar livre é muito benéfico para o corpo e mente. Inclusive estudos apontam que exercícios físicos ao ar livre traz melhores resultados.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como finalmente deixar o sedentarismo

Você pode fazer inúmeras atividades no parque, pode malhar, correr, andar de bicicleta, andar de skate ou até praticar algum esporte de grupo. No parque também é possível fazer yoga e pilates. Você pode procurar aulas próximas de você.

Praia

exercícios físicos

Praticar exercícios físicos na praia é legal sim, mas o cuidado com o sol e calor extremo deve ser bem alto, principalmente no verão. Na praia também é possível malhar, correr e é claro, surfar. Também é possível praticar stand up paddle. Se você é daqueles que ama o mar e detesta o ambiente fechado de academias, essa é a opção perfeita.

Dança

Dançar faz parte de uma das atividades que é a cara do povo brasileiro, e muitos são os que gostam de dançar. Aí é só achar um ritmo que você goste e você pode fazer aulas, seja em lugares especializados ou até aulas em lugares abertos.

FIT Dance

Aproveite para conferir nosso artigo sobre FIT Dance e conheça os benefícios e se realmente emagrece

Exercícios no cotidiano

Para quem detesta academias e detesta fazer atividades, só restam exercícios no cotidiano. Coisas que você não vai necessariamente enxergar como um exercício físico, mas que é melhor que sedentarismo total.

Portanto sempre que puder evite elevadores e escadas rolantes e vá de escada normal. Passear com cachorro todos os dias, brincar com as crianças, sejam filhos, sobrinhos ou afins também ajuda.

exercícios físicos

Se você nunca tentou começar uma atividade física, vale a pena começar gradativamente. Pegue um dia livre para caminhar no parque, leve seu cachorro para brincar, troque aos poucos os trajetos de carro por bicicleta.

Aos poucos você pode aprender a gostar de se exercitar, e não vai precisar se prender a uma academia. Podendo optar por exercícios diferentes sempre que quiser trocar.

Dica

exercícios físicos

A alimentação é um dos pontos mais importantes. Se você continuar se entupindo de açúcar e gordura, não vai ser subir de escada comum que vai te salvar. Você provavelmente não terá folego, na verdade.

Por isso comece melhorando sua alimentação e depois você conseguirá incluir uma atividade física na sua vida. Seja ela na academia ou não, o importante é se sentir confortável e cuidar da saúde.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *