O que é a proteína líquida e quais os seus benefícios

U Marcos A.    t 24 de julho de 2015


Quem pratica musculação sabe melhor do que ninguém a importância de consumir boas doses de proteínas todos os dias. Só que, muitas vezes, não temos de preparar uma bela carne quando chegamos em casa porque já está na hora de sair. Então, muitos optam pelos suplementos proteicos que agora, além na versão em pó também podemos encontrar a versão líquida.

O que é a proteína líquida e quais os seus benefícios

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A proteína líquida vem fazendo sucesso nas academias por sua maior praticidade. A quantidade desse nutriente vem na medida certa e não é necessário misturá-la com nenhum outro líquido como acontece com os tradicionais suplementos em pó. Ou seja, ela já é vendida pronta para o consumo.

Como funciona a proteína líquida

O que é a proteína líquida e quais os seus benefícios

Ela se caracteriza como um produto bastante específico e pode ser formada pelos suplementos mais tradicionais, que já conhecemos, como não. É importante notar que, assim como os suplementos em pó, os líquidos também foram pensados para pacientes que estão debilitados fisicamente, seja por conta de anorexia, casos e câncer e outros.

O que se pode ver aqui é que como os suplementos foram pensados para pacientes críticos, eles precisavam de algo que tivesse elevado valor nutricional e fosse de rápida absorção. A proteína líquida casou muito bem com esses dois critérios. Ela é formada, basicamente, ou por whey protein ou por colágeno, ambas de rápida absorção.

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Benefícios da proteína líquida

Não é uma regra, mas no geral o que se tem são 15 a 25 g de proteínas para cada 150 ml de líquido. Na verdade, a proteína líquida é apenas mais uma opção entre os suplementos comuns e já bem conhecidos que consegue oferecer uma maior praticidade na hora da ingestão. O primeiro e melhor benefício que podemos encontrar nesse tipo de suplemento é o fato de oferecer uma absorção muito mais rápida justamente por vir na forma líquida.

Isso acontece porque o conteúdo que se encontra em nosso sistema gastrointestinal também é líquido. A ação enzimática se torna mais eficaz dessa forma e assim a absorção do conteúdo é mais rápida. Por isso, o melhor horário para a ingestão da proteína líquida é no pós-treino. E outros momentos como antes de dormir, por exemplo, ela perde boa parte de sua eficácia.

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Concluindo

Sim, os suplementos são muito bons e práticos. Porém, nunca pense que eles são capazes de substituir uma alimentação equilibrada com a mesma eficiência. Os suplementos devem ser utilizados esporadicamente, naquele dia em que você não terá tempo de ir em casa preparar um shake por exemplo.


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