Quais os benefícios de correr na areia?

U Marcos A.    t 22 de setembro de 2014


A sensação da corrida é maravilhosa. O corpo libera neurotransmissores que faz com que você se sinta mais feliz e disposto. Imagine então se você correr à beira do mar com um visual incrível? Esse é apenas um dos benefícios de realizar a sua corrida na areia do mar. Além disso, mudar o ambiente também ajuda a ter mais ânimo. Afinal de contas, não há comparação entre correr na esteira dentro da academia e correr ouvindo o som do mar.

Quais os benefícios de correr na areia?

Correr não é apenas alcançar o máximo de distância em pouco tempo e sim tirar o maior proveito daquele tempo e adequar o seu organismo ao ritmo mais adequado para alcançar os objetivos. É comum que corredores cheguem num determinado ponto no qual não conseguem continuar observando um crescimento no seu desempenho. É impossível querer resultados diferentes fazendo tudo da mesma forma. Então, utilizar a areia da praia pode ser a melhor opção para quebrar esse platô.

Leia também: Caminhar na Rua ou na Esteira?

Tem que ter propriocepção

Quais os benefícios de correr na areia?

A propriocepção é de fundamental importância para nos mantermos caminhando e em movimento. É através dela que conseguimos nos localizar ao espaço e nos adequar ao ambiente. É por causa da propriocepção que sabemos quando devemos pular, a qual distância, qual impulso tomar, quando devemos usar mais ou menos força. Enfim, é com ela que conseguimos nos movimentar de maneira adequada e, principalmente correr. Afinal de contas, o terreno de areia é cheio de ondulações que precisam de atenção e adequação do movimento.

Assim, correr na areia consegue melhorar o equilíbrio e fortalece tendões e articulações que estão recebendo estímulos diferentes por causa do terreno irregular. Ao mesmo tempo que isso nos traz pontos positivos, também pode trazer os negativos. Quem não tem o hábito de praticar corrida não deve começar num terreno tão irregular quanto a areia. As chances de lesões são muito maiores e é preciso ter total atenção.

Dica: Aprenda Como Melhorar a Caminhada.

É possível obter maior desempenho

Quais os benefícios de correr na areia?

Quem tem o hábito de correr em terreno comum e plano e passa para a areia consegue perceber imediatamente a grande diferença e sentir que esse terreno exige um esforço maior. A areia consegue impor maior resistência ao indivíduo e dessa forma mais músculos são recrutados para que o organismo desenvolva a capacidade de manter o ritmo de costume. Quem já correu nos dois terrenos sabe que é quase impossível manter o mesmo ritmo.

Apesar de ser um ambiente irregular ele pode trazer muitos benefícios aos idosos e pessoas que estão se recuperando de lesões articulares. A areia é capaz de reduzir o impacto dos passos durante a corrida. Para quem sofre de problemas articulares é uma excelente opção desde que o faça com o acompanhamento de um profissional.

Veja também nossas dicas de alimentação saudável.

Cuidado com os horários

Quais os benefícios de correr na areia?

Não segrede para ninguém que os horários entre 10 e 16 horas não são considerados apropriados para fazer qualquer tipo de exercício. Além do sol estar muito mais intenso, a areia consegue refletir os raios o que aumenta a insolação. Isso é muito prejudicial para a pele e a desidratação pode ocorrer de forma muito mais rápida. Outra detalhe é que se for correr na areia nunca o faça descalço. Se estiver muito quente pode haver a formação de bolhas e você pode adquirir micose, muito comum de adquirir na praia.


Uma resposta para “Quais os benefícios de correr na areia?”

  1. Beatriz disse:

    Muito bom correr na areia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *