Quais são os 5 mitos sobre perder gordura?

U Fabíola Cunha    t 10 de agosto de 2017


Para perder gordura e alcançar a tão sonhada definição muscular você jamais deve comer frituras, tem que suar muito na academia e fazer várias refeições durante o dia, certo? Talvez não. Confira alguns mitos sobre perder gordura!

Você tem que contar as calorias

perder gordura

Contar as calorias do que está ingerindo dá muito trabalho e dificilmente tem resultados positivos. Se o caso é de dificuldade extrema em perder peso, a contagem pode auxiliar, sim.

O problema é que contar calorias não considera fatores variáveis. Idade, altura, tipo de trabalho, tipo de treino, massa muscular, taxa de gordura, ingestão de água, medicamentos, condições de saúde, etc.

Todos esses fatores estão relacionados com a perda de gordura. Contar o quanto consome sem saber o quanto precisa consumir é um erro.

Você precisa fazer mais refeições

perder gordura

Comer a cada 2 ou 3 horas, de 5 a 7 vezes por dia, pode funcionar para algumas pessoas, mas não para todas. Pessoas que estão procurando a hipertrofia ou praticam fisiculturismo se beneficiam desse método.

Mas para muitas pessoas, fazer seis refeições de peito de frango, batata doce e brócolis só vai prejudicar a motivação. Mais refeições diárias pode reduzir a fome, mas não necessariamente vai aumentar o ritmo do metabolismo.

Para muitos, é mais interessante manter as três refeições principais e nelas incluir alimentos ricos em fibra, gorduras boas, vegetais e proteínas.

Você tem que fazer muito cardio

perder gordura

Correr por uma hora é perda de tempo se a intenção é perder gordura. Exercícios com movimentos repetidos fazem os músculos se contrair continuamente.

O corpo é teimoso e não quer queimar gordura para produzir energia, então ele vai consumir o tecido muscular primeiro.

Se você quer queimar gordura, tem que construir músculos. Musculação e exercícios de alta intensidade podem fazer isso.

Exercícios que estimulam o metabolismo o dia todo são ideais. Exercícios de cardio de alta intensidade com intervalo podem ser uma boa pedida.

Você não pode comer gordura para perder gordura!

perder gordura

1 grama de gordura tem mais calorias (9 por grama) do que 1 grama de proteína (4 calorias). Porém, o consumo diário total e o tipo de exercícios que se está praticando são o que determinam o quanto de gordura será perdido.

E há muitos gorduras saudáveis que oferecem inúmeros benefícios. Óleo de coco extra-virgem, abacate, castanhas, peixe, etc. são exemplos.

Você tem que levantar pouco peso com mais repetições

perder gordura

Assim como correr uma hora não queima gorduras, levantar pouco peso em infinitas repetições também não ajuda. Exigir mais dos músculos e sistema nervoso.

Assim o metabolismo desperta, acelera e começa a usar gordura como fonte de energia. Para se ter noção, uma série útil para esse objetivo é aquela em que as 4 últimas repetições ficam difíceis. Porém não deve ultrapassar 15 repetições.

Quer saber mais sobre a importância da gordura na dieta? Veja nossa matéria sobre dieta saudável: a importância da gordura na dieta.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *