Quantas vezes por semana deve-se treinar o músculo

U Marcos A.    t 18 de outubro de 2014


Antes de mais nada cabe salientar aqui que não há uma quantidade exata de vezes já que o seu músculo trabalha diferente do meu e de todas as outras pessoas. Então, por mais que você troque dois dedos de prosa com alguém que malha há anos, ele pode certamente te dar uma resposta que mais se encaixe no tipo físico dele, porque aquela quantidade de vezes deu certo para ele. Porém, o mesmo, pode não acontecer para você.

Quantas vezes por semana deve-se treinar o músculo

Alguns podem julgar, de maneira lógica, mas incorreta, que treinar o músculo apenas uma vez por semana seria o ideal. O músculo só deve voltar a ser exercitado quando houve tempo para a recuperação máxima das fibras musculares lesionadas no treino anterior. É preciso que haja um repouso adequado para que essa recuperação ocorra e gere a hipertrofia tão desejada.

Dica: Conheça os melhores tipos de treinos.

Quantas vezes treinar?

Quantas vezes por semana deve-se treinar o músculo

A intensidade do seu treino se relaciona diretamente com quantidade de vezes que um músculo é treinado. Por exemplo, já li em alguns artigos que o tempo de descanso deve ser de, no mínimo, 48 horas para que o músculo se recupere. Mas, esse tipo de informação é generalista e não funciona bem, pois não leva em consideração a intensidade do treino. É óbvio que se o treino foi mais intenso precisarei de mais tempo para que ocorra uma total recuperação do músculo.

Fatores que são determinantes

Pessoas que trabalham muito e descansam pouco precisarão de mais tempo de recuperação se comparado àquelas que conseguem obter um descanso de maneira eficiente. A alimentação também é fator importante, se não for o mais importante já que os músculos precisam de proteínas e carboidratos para a reconstrução muscular. A sua idade, o sexo e o tempo que você tem praticando exercícios físicos também devem ser levados em consideração.

Quantas vezes por semana deve-se treinar o músculo

Resumindo a história, não há como saber exatamente quantas repetições por semana devem ser feitas. O comum é exercitar o mesmo grupo muscular, no máximo, duas vezes por semana. Porém, você precisará saber o que faz o seu músculo crescer, o que se adequar mais ao seu organismo. Importante lembrar também que muitos educadores físicos falam sobre o dia zero, ou seja, aquele dia em que há o descanso absoluto do corpo e nem uma caminhada é permitida. A única coisa que você deve fazer é ficar atento às respostas que o seu corpo lhe dá.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *