Queijo Cottage: saiba os benefícios e como fazer

U Marcos A.    t 24 de março de 2016


O queijo Cottage é um dos mais consumidos por aqueles que desejam perder peso e ainda ganhar massa muscular. Isso porque ele possui altas taxas de proteínas e possui baixo valor calórico. E além desses benefícios, esse queijo traz outros benefícios para a nossa saúde.

Queijo Cottage: saiba os benefícios e como fazer

Para cada 100 gramas do queijo Cottage é possível encontrar:

  • 11 g de proteínas;
  • 98 kcal;
  • 3,4 g de carboidratos;
  • 4,3 g de gordura;

Como se pode perceber, quando comparado a outros queijos, ele consegue ser o mais eficaz quando o assunto é emagrecimento e ganho de massa magra (hipertrofia muscular).

Descubra qual é o tipo de queijo que mais combina com a sua dieta.

Os benefícios do queijo Cottage para a saúde

Fonte de cálcio

Queijo Cottage: saiba os benefícios e como fazer

Por ser um derivado do leite era de se esperar que o queijo Cottage fosse rico em cálcio. Para as crianças, é uma boa opção de queijo já que pode complementar a dieta de quem está em fase de crescimento. Também é excelente para mulheres que entraram na menopausa. A queda de alguns hormônios favorece a redução de cálcio nos ossos e o queijo ajuda a repor essa perda em combinação com outros alimentos.

Antioxidante e anti-inflamatório

Queijo Cottage: saiba os benefícios e como fazer

Pois é, quem diria, um queijo que é antioxidante. Se colocarmos uma medida de 1 xícara de queijo Cottage, encontramos em apenas 1% dessa porção 20 mg de selênio. Ele, além de possui ação antioxidante, também ajuda a tratar e a combater inflamações dentro do corpo.

Queijo Cottage para perda de peso

Queijo Cottage: saiba os benefícios e como fazer

O queijo Cottage consegue deixar você saciado por mais tempo, além de ser nutritivo. Isso evita sentir fome fora de hora e também de comer besteiras. Outro nutriente que participa diretamente do emagrecimento é a presença de altas taxas de proteínas. Elas consomem mais energia para ser metabolizada.

Saiba mais sobre a Dieta Dukan e como ela ajuda no emagrecimento.

Ganho de massa muscular

Queijo Cottage: saiba os benefícios e como fazer

Quem pratica musculação está em busca da hipertrofia muscular. Pois sabem que o queijo Cottage é um excelente alimento para incluir na dieta neste caso. Isso porque ele possui muita proteína, principalmente a caseína que é formada por aminácidos essenciais (que não são fabricados pelo nosso corpo).

Ajuda no funcionamento do coração

Queijo Cottage: saiba os benefícios e como fazer

Há uma relação direta entre a circunferência abdominal e o risco de infarto. O queijo Cottage possui uma substância chamada de ácido linoleico conjugado que reduz a gordura abdominal. Também possui o mineral magnésio que ajuda a manter o ritmo cardíaco.

Como fazer Queijo Cottage em casa

Em tempos de crise financeira e de vacas magras é preciso se adaptar para manter a saúde. É claro que produtos feitos em casa saem muito mais baratos do que os comprados em supermercados e ainda por cima são mais saudáveis já que não contêm grandes quantidades de sódio e conservantes artificiais.

Queijo Cottage: saiba os benefícios e como fazer

E para aqueles que acham que é necessário uma montanha de ingredientes, se engana. Basta ter 1 litro de leite, vinagre e sal. Abaixo veja como fazer, passo a passo:

  1. Ponha o leite para ferver.
  2. Quando subir fervura, desligue o fogo e adicione colheres de vinagre aos poucos, apenas o suficiente para o leite talhar.
  3. Deixe, por 15 minutos, o leite com vinagre em repouso.
  4. Coe a massa numa peneira.
  5. Coloque a quantidade de sal que deseja (de preferência pouco).
  6. Basta colocar numa vasilha e está pronto para ser consumido.

O queijo deve ser guardado na geladeira, numa vasilha tampada, por no máximo 7 dias. Você pode optar entre os tipos de leite: integral, semi-desnatado e desnatado.


Uma resposta para “Queijo Cottage: saiba os benefícios e como fazer”

  1. Mariana Turis disse:

    Boa noite

    Admirei muito este conteúdo.

    Beijos!

    Mariana no Jornal Netshoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *