Você já deve ter ouvido alguém falar que está consumindo semente de girassol ou então quando deu uma passadinha na loja de produtos naturais deve ter visto um pacotinho por lá. A semente é extraída da flor girassol, uma flor que consegue oferecer benefícios como um todo para as pessoas. Tudo nela é aproveitado: as flores, as folhas e as sementes.

Veja como a Pholia Negra pode ajudar na perda de peso.

Composição da semente de girassolsemente

Aqui podemos encontrar vitaminas do complexo B, vitamina E, selênio, magnésio, ômega 3 e 6, vitamina C e cálcio. Com todo esse valor nutricional é de se imaginar que a semente de girassol ofereça muitos benefícios para a saúde. Veja todos eles abaixo:

  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • É anti-inflamatória;
  • Reduz as taxas de LDL (colesterol ruim);
  • Melhora a função do sistema digestivo;
  • Aumenta a distribuição de oxigênio para os tecidos;
  • Reduz a concentração de radicais livres no organismo;
  • Diminui os sinais e sintomas da menopausa tornando esse período mais tranquilo;

Como consumir a semente de girassolgirassol

Você pode consumir a semente de girassol pura, sem a necessidade de colocá-la com nenhum outro alimento. Por isso, ela é muito prática pois pode ser levada dentro da bolsa para qualquer lugar que você vá. O ideal é comer apenas uma colher de sopa por dia. Você também pode colocar a semente em saladas ou sucos.

Descubra o grande potencial da farinha de berinjela para a saúde.

Contraindicações e efeitos adversos da semente de girassol

Como não há estudos ainda que mostrem com clareza algum efeito adverso do usa da semente de girassol, a melhor opção é consultar um nutricionista para que esse profissional possa incluir esse alimento na sua rotina. Por mais que o alimento tenha um elevado valor nutritivo, os excessos prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Aproveite para ler nosso artigo sobre o lipostabil.

O óleo de girassololeo

Além da própria semente, podemos também encontrar facilmente nos supermercados o óleo de girassol que é extraído da semente da flor. Esse óleo possui vários nutrientes dando um destaque para a vitamina E podendo ser usado para temperar saladas usando apenas 1 a 2 colheres de chá. Importante salientar que o óleo de girassol não deve ser aquecido e não pode substituir o óleo de cozinha em diversas ocasiões para não perder as suas propriedades. Ele consegue oferecer vários benefícios:

  • Ajuda a reduzir as taxas de LDL;
  • Controla e auxilia na prevenção do diabetes;
  • Substância antioxidante, combatendo os radicais livres e ajudando na prevenção do câncer e outras doenças crônicas;
  • Também melhora o aspecto da acne;
  • É um grande auxiliar da mulher no período da TPM reduzindo os efeitos hormonais causados nesse período;

A semente de girassol pode ser encontrada em supermercados, mas é bem mais fácil de encontrá-la em lojas especializadas em produtos naturais ou em lojas específicas para grãos e temperos.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui