Quitosana: a substância que promete queimar gorduras na digestão!

U Fabíola Cunha    t 1 de setembro de 2016


Você já deve ouvido falar em quitosana em conversas sobre como perder gorduras que insistem em resistir aos exercícios físicos. Essa substância tem sido usada como uma boa solução para esse problemas. Mas será que a quitosana é eficiente e, mais importante, segura para o organismo?

O que é a quitosana?

Ela é uma fibra derivada de um polissacarídeo (ou seja, carboidrato) encontrados no exoesqueleto (camada que recobre o corpo) de crustáceos como camarões, caranguejos e lagostas.

quitosana

Essa fibra, quando ingerida, passa pelo estômago, sendo digerido no ambiente ácido, mas ao chegar no intestino delgado, transforma-se em uma espécie de gel, agrupando a gordura dos alimentos (que seriam absorvidas ali) e continuando pelo trato intestinal até a eliminação de ambos.

Esse “abraço” que a quitosana dá na gordura, levando-a a passar pelo organismo sem ser absorvida é o que concede a ela a fama de emagrecedor. Ela também estaria associada à redução dos níveis de mau colesterol (LDL), remoção de proteínas que podem causar alergias alimentares, diminuição dos ácidos biliares (associados ao câncer de próstata e cólon) e até mesmo à melhoria da cicatrização.

Confira também nosso artigo sobre os melhores exercícios para perder gordura localizada.

quitosana

E, claro, por ser uma fibra ela ajuda na redução de apetite, pois aumenta a saciedade. Mas depois de listar todos esses benefícios, a pergunta que fica é: a quitosana emagrece mesmo?

A resposta mais segura é: ela ajuda quem já exerce atividades que promovem a queima de gorduras e se alimenta de forma adequada. Pesquisadores do Memorial Sloan-Kattering Cancer Center e do American Journal of Clinical Nutrition aplicaram a quitosana em cobaias de laboratório e não viram grandes mudanças nelas apenas com a substância.

quitosana

Já o colesterol ruim de fato sofreu diminuição nas cobaias desse teste. Mas o fato é que uma pessoa sedentária que se alimenta com excesso de frituras e outros itens carregados de gordura não vai sentir muita melhora apenas consumindo a quitosana.

quitosana

Como tomar a quitosana?

Ela é vendida comumente em forma de pó e em cápsulas e o recomendado é tomar 3g dessa fibra (leia o rótulo dos produtos para saber a equivalência). A quitosana deve ser tomada antes da alimentação, justamente por só agir na presença do ácido gástrico e demais fluidos digestivos em ação. A promessa é que a cada 3g sejam eliminadas 24g de gorduras (cerca de 220 calorias).

Efeitos colaterais da quitosana

Há algumas restrições, como pessoas que têm alergias alimentares a frutos do mar, devido à origem de sua composição. O produto não deve ser ingerido por longos períodos de tempo, pois nas gorduras que são eliminadas sem absorção, há ácidos graxos e vitaminas que, com o passar do tempo, fazem falta para o organismo. Prolongar seu uso também pode alterar a flora intestinal.

quitosana

Associada a exercícios físicos e à alimentação balanceada, a quitosana pode ser um auxiliar na diminuição da gordura corporal. E ela é um dos muitos suplementos para emagrecer disponíveis – saiba escolher!

O que acha dos produtos voltados para a eliminação de gordura? Já experimentou a quitosana? Deixe seu comentário abaixo!


Deixe uma resposta