Saiba quais os benefícios do Pilates na água

U Marcos A.    t 11 de Maio de 2015


O Pilates é, sem dúvidas, um tipo de exercício físico que consegue encantar muita gente. Famosas como Ísis Valverde, Luiza Brunet, Jannifer Aniston, Sarah Jessica Parker e tantas outras beldades viraram fãs de carteirinha desse método que foi criado pelo alemão Joseph Pilates.

Saiba quais os benefícios do Pilates na água

Ele ainda não é tão respeitado no Brasil quanto nos Estados Unidos. Os norte-americanos estão completamente voltados para o Pilates. Podemos comparar que a importância da musculação aqui é a mesma do Pilates do lado de lá. E com esse crescimento, o método criado na Europa já conseguiu variar bastante as suas modalidades podendo ser voltada para a prática de atividades físicas, tratamento ou até dança.

Descubra o que é o Mat Pilates e quais os seus benefícios para a saúde.

Uma novidade é o Poolates que levou o método Pilates para dentro da piscina.  Muito se engana que na água é mais fácil de fazer. É excelente para quem não tem muito equilíbrio nos movimentos, mas a água apresenta maior densidade que o ar e por consequência, maior resistência também. Assim, os músculos ficam logo torneados.

Quais os benefícios do pilates na água?

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Como qualquer outra modalidade de Pilates, os benefícios são praticamente os mesmos: fortalecimento muscular generalizado, melhora da coordenação e equilíbrio, aumento da força e da resistência muscular, alinhamento da postura, coordenação da respiração e aumento na flexibilidade corporal.

A água deve estar em 30° pois ela também deve oferecer relaxamento muscular. Uma água fria como a de uma piscina comum deixa a musculatura mais tensa, algo que não queremos durante esse exercício. Portanto, na hora de aderir ao Pilates na água procure um ambiente especializado para a prática.

Quem pode praticar o pilates na água?

Saiba quais os benefícios do Pilates na água

Esse tipo de modalidade é indicado para praticamente qualquer tipo de pessoa, em especial, aquelas que sofrem de problemas articulares. O corpo fica mais leve na água graças a uma força chamada de empuxo que é contrária a ação da gravidade. Assim, o impacto articular é bem menor na água do que no exercício feito em solo.

Porém, existem algumas contraindicações. Pessoas que sofrem de problemas de pele como dermatites, hanseníase e outras não devem praticar o Pilates na água até que tenham concluído todo o tratamento e não apresentem mais riscos para outras pessoas. Quem está com alguma ferida aberta, sofre de incontinência fecal ou urinária e que não saiba nadar também não deve aderir ao método.


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