Saiba como incluir ovos na sua alimentação

U Milena Costa    t 16 de Abril de 2018


Incluir ovos na sua alimentação pode trazer inúmeros benefícios. É fato conhecido que quem frequenta academia tem costume de incluir ovos na alimentação. Vamos falar nesse artigo do benefício dos ovos e de como incluir esse alimento na sua rotina de uma forma saudável, saborosa e nutritiva.

incluir ovos

Benefícios do ovo

Ovo é fonte de vitamina B12 e de triptofano. A vitamina que o ovo tem ajuda a metabolizar proteínas e gorduras e produz mais energia, tornando o organismo ativo. Por isso é muito bom para quem pratica atividade física, e para quem busca ter mais energia no cotidiano também.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como dormir bem melhora seu desempenho na academia

O Triptofano por sua vez estimula a produção de serotonina no cérebro.  Entre outras funções, a serotonina ajuda a controlar o apetite. Ela ajuda a diminuir a fome hedônica. É o time de fome que aparece mesmo sem o corpo estar precisando de alimento.

Alimento versátil

incluir ovos

Incluir ovos na alimentação é muito fácil já que esse é um alimento muito versátil. Pode ser preparado de muitas formas e incluído em todas as refeições. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar a ingerir esse alimento de forma mais saudável.

É ideal que se opte pelo ovo cozido. O ovo frito tem gorduras prejudiciais que não se apresentam no ovo cozido.  Esse alimento pode ser incluído no café da manhã, antes do treino. Pode ser ingerido ainda no almoço, lanches e janta.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como eliminar hábitos que incham a barriga ajuda a eliminar centímetros da região

É ideal que seja ingerido com legumes e verduras. Principalmente se você decidiu fazer uma omelete, por exemplo. E sim, você pode consumir ovos todos os dias como fonte de proteínas.

Conservação

incluir ovos

Para conservar os ovos corretamente é indicado coloca-los na prateleira de cima e não na porta onde a temperatura varia mais.

Lembre-se também de lavar os ovos antes de usá-lo e não quando chegam do mercado. Também evite guardar os ovos dentro da caixa de papelão. E prefira ingerir o alimento assim que for preparado.

Mas o ovo pode sim ser refrigerado após ter sido cozido. Mas é preciso tomar cuidado para não estragar, consumir esses ovos preparados dentro de 3 dias é melhor para evitar que estrague.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como regular o intestino pode ajudar no bem-estar e emagrecimento

Ovo ajuda a emagrecer

incluir ovos

Como já foi dito, o ovo ajuda a reduzir a fome hedônica, além de ajudar a queimar gorduras para produzir energia. Então sim, incluir ovos na alimentação pode ajudar a emagrecer. Eles podem ajudar a causar uma sensação de saciedade e são ótimos para saúde, quando cozidos.

Uma boa ideia para incluir ovos na alimentação com o objetivo de ajudar no emagrecimento é preparando saladas com ovos. Você pode ingerir essa salada antes do almoço, o que vai te ajudar a reduzir sua fome e te fazer comer menos.

Dica

Treino intervalado

Não é para deixar de comer e ingerir apenas ovos. É ideal que o ovo seja incluso em uma alimentação equilibrada e saudável com verduras, legumes, frutas e principalmente, com o mínimo possível de açúcar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os benefícios do treino intervalado e como fazer

Também não adianta achar que vai emagrecer se simplesmente comer ovos todos os dias. Lembre-se de também incluir exercícios físicos na sua rotina, além de se alimentar bem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *