Saiba escolher o tênis certo para a sua corrida

U Marcos A.    t 12 de setembro de 2014


A corrida é um dos esportes mais comuns entre a população. Quem nunca deu a sua corridinha que atire a primeira pedra. É um exercício maravilhoso, pois você melhora a sua saúde, perde peso e ainda afasta problemas como a depressão e a ansiedade. Mas, para conquistar um bom treino não basta simplesmente sair de casa e correr.

Saiba escolher o tênis certo para a sua corrida

Com o tempo você vai acabar percebendo que faltam algumas coisas para potencializar a corrida ao máximo. Muitas vezes você deve ficar pensando porque aquele seu amigo está correndo mais do que você ainda que tenha começado os treinos depois. É claro que existem fatores biológicos que interferem nisso, mas ele pode estar usando uma raiva mais apropriada e, principalmente, um calçado próprio para o treino de corrida. Isso pode fazer muita diferença.

Dica: Veja qual a melhor marca de Whey Protein.

Como escolher o tênis certo?

Saiba escolher o tênis certo para a sua corrida

Pode ser bem difícil escolher um bom tênis para correr. A variação de material, as novas tecnologias e escolher um produto que caiba no seu bolso podem ser complicados. Aliar esses 3 fatores pode se tornar uma verdadeira maratona se você não levar consigo as dicas de forma correta. Quanto mais informação você tiver, melhor será a compra.

A primeira dica é quanto ao horário para comprar o tênis. Isso mesmo! É preciso ir às compras em uma hora estratégica para não se arrepender depois. Acontece que com o passar do dia, andando de um lado para o outro, nossos pés fica mais inchados. Então, se formos escolher o calçado já no final da tarde conseguiremos encontrar um que caiba nos nossos pés em qualquer momento. Afinal, se o tênis fica bem com o pé mais inchado, ficará bem em qualquer hora.

Qual o seu tipo de pisada

Saiba escolher o tênis certo para a sua corrida

Ninguém pisa no chão do mesmo jeito. Alguns pisam para fora, outros para dentro, já tem quem pise apoiando a frente do pé por mais tempo e outras que usam e abusam do calcanhar. Existem três tipos básicos de pisada: a prona, a supina e a neutra. Vamos conhecer cada uma delas agora:

  • Pronada: o indivíduo utiliza o solado dos pés quase que completamente, apoiando-se principalmente na região medial dos pés. Normalmente, o dono dessa pisada sofre de um desvio nos membros inferiores chamado de Geno Valgo.
  • Supinada: é o oposto do tipo prono. O dono dessa pisada utiliza muito mais a parte mais externa dos pés, utilizando muito pouco o solado dos pés. Quem costuma apresentar essa pisada é o indivíduo que apresenta o Geno Varo nos membros inferiores.
  • Neutra: é o tipo mais correto. A pessoa não sobrecarrega nenhum lado dos pés, usando a parte central, desde o calcanhar até a elevação do hálux (mais conhecido como dedão do pé). Esses indivíduos possuem maior facilidade para encontrar o calçado correto.

Saiba escolher o tênis certo para a sua corrida

Se você tem a pisada prona ou supina, o seu calçado pode precisar de algumas modificações. Já existem algumas marcas no mercado que oferecem palmilhas para esse tipo de desvio nos pés. O problema é que cada organismo é único e é muito difícil que um desvio seja igual ao outro. Você pode ir até uma clínica especializada e fazer a medição correta para a fabricação de uma palmilha apropriada para os seus pés e encaixá-la no tênis.

Confira também nosso artigo especial sobre o treino de natação.

Assim, o risco de lesões durante a corrida reduz de forma considerável. Se você não tem como ir até uma clínica ou pagar pelo o exame é possível saber qual o seu tipo de pisada analisando de que lado o calçado se desgasta mais. Quem tem a pisada prona, o desgaste é na parte de dentro do calçado, se a pisada é supina, o desgaste é no lado de fora.

Saiba escolher o tênis certo para a sua corrida

Na hora da compra é interessante levar o calçado antigo para fazer algumas comparações. Teste o tênis literalmente dando algumas corridinhas pela loja para testar o amortecimento. Por exemplo, os que possuem muito amortecimento são ideais para mulheres magras ou pessoas que sofrem de problemas articulares.

Fique atento aos detalhes

Não pense que vai gastar pouco comprando o tênis correto. Mas, com toda certeza, será um gasto muito menor do que sofrer alguma lesão durante o exercício. Um tênis de corrida dura, em média, 6 meses se for usado intensamente ou 700 km. O ideal é que ele seja usado apenas durante o exercício. Correr com segurança também é importante para a sua saúde.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *