Saiba tudo sobre o óleo de coco

U Marcos A.    t 15 de agosto de 2015


O óleo de coco se tornou bastante conhecido nos últimos anos e sua fama deve-se ao fato dele ter propriedades que ajudam a emagrecer. Porém, antes de sair por aí comprando qualquer tipo de substância que se diz emagrecedora é preciso conhecê-la primeiro e saber tudo sobre ela.

Descubra se os suplementos para emagrecer realmente funcionam.

O que é o óleo de coco?

Saiba tudo sobre o óleo de coco

Ele é um tipo de óleo extraído do coco por meios físicos como a trituração, prensagem e filtração. O óleo de coco é bastante natural já que não passa pelos processos de refinamento e desodorização. Ele é rico em gorduras saturadas de cadeia média e uma característica comum a esse tipo de gordura é o fato dela se solidificar numa temperatura abaixo de 25° C. Esse óleo é quase transparente e é bastante empregado em cosméticos e na gastronomia.

Quais os tipos de óleo de coco?

Saiba tudo sobre o óleo de coco

Existem, basicamente, dois tipos de óleo de coco: o refinado e o extravirgem. O tipo refinado é retirado do coco seco, também conhecido como copra. A fruta é colocada para secar em ambiente aberto e por isso e preciso ter a certeza, na hora de comprar, que o óleo passou por processos que assegurem a sua purificação e que está livre de bactérias e outros agentes patogênicos.

Já o óleo de coco extravirgem é feito com a polpa fresca. Ele deve ser retirado da fruta no prazo de até 48 horas após a colheita para que mantenha as suas propriedades benéficas. É ideal que o óleo tenha vindo de uma plantação orgânica e certificada por órgãos de segurança.

Óleo de coco ajuda a emagrecer

Saiba tudo sobre o óleo de coco

No óleo de coco temos cerca de 87% de gordura saturada de cadeia média. Gordura saturada, em sua maioria, em encontrada em gordura animal como carnes e bacon, mas no caso do óleo de coco a história é diferente. Por serem triglicerídeos de cadeia média (TCM), eles conseguem ser absorvidos pelo nosso corpo e transformam-se com mais facilidade, em fonte de energia no lugar dos carboidratos, não sendo depositado nos adipócitos.

Veja como é possível perder peso sem passar fome.

Ajuda na perda de peso

Uma gordura que emagrece. Parece estranho, mas é a mais pura verdade. Vários estudos comprovam que as pessoas que usam o óleo de coco apresentaram uma porcentagem maior de oxidação das gorduras corporais. Isso significa que uma maior quantidade de gordura era utilizada como fonte de energia em vez de ser armazenada.

Saiba tudo sobre o óleo de coco

Outra substância presente no óleo de coco que ajuda na perda de peso é o ácido láurico. Eles possuem efeito termogênico pois aumentam a velocidade de trabalho das células. O óleo de coco também ajuda a aumentar a massa magra, segundo algumas pesquisas. Mais um ponto positivo para quem pratica exercícios físicos.

E ainda temos outro benefício quando o assunto é perder peso. O óleo de coco traz maior saciedade para aqueles que o consome. O TCM conseguem ativar uma substância chamada de colecistoquinina peptídeo YY e o peptídeo inibitório intestinal. Esses agentes estão diretamente ligados à sensação de saciedade. E, se estamos mais saciados, menos comida queremos comer.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre como emagrecer.

Outros benefícios do óleo de coco

Aumenta as defesas do organismo

Saiba tudo sobre o óleo de coco

Todos nós temos células que são como verdadeiros soldados protegendo o nosso corpo de agente invasores e que podem provocar doenças. O ácido láurico e o ácido cáprico são dois TCM que conseguem melhorar o sistema imune, protegendo-nos de vírus, fungos e bactérias.

Auxilia na constipação

Para aqueles que sofrem com a constipação intestinal, popularmente conhecida como prisão de ventre, o óleo de coco também é um aliado. Na verdade, o óleo quando se mistura no bolo fecal, ele ajuda a passagem deste pelo intestino, evitando a constipação.

Estética

Saiba tudo sobre o óleo de coco

O óleo de coco serve para vários fins e muito utilizado na indústria de cosméticos. O óleo de coco contém antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento. Ele também ajuda a aumentar a elasticidade da pele, reduzindo as rugas e linhas de expressão. É um ótimo aliado no tratamento capilar quando aplicado diretamente.

Controla o colesterol

Algumas pesquisas comprovam que o óleo de coco ajuda a aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol. Porém, é preciso ter um certo cuidado na hora de adicionar esse óleo aos alimentos. Para pessoas que já tenham os níveis de colesterol elevado, o óleo de coco não é indicado já que também aumenta os níveis dessa gordura e também o LDL.

Como tomar o óleo de coco

Saiba tudo sobre o óleo de coco

O ideal é que a quantidade de gordura saturada ingerida por dia seja de 22 g, o equivalente a uma colher de sopa de óleo de coco. Portanto, essa é a medida ideal de óleo. Consumir mais do que isso trará o efeito inverso, e você estará ingerindo mais gordura do que realmente precisa e ganhará peso.

O óleo de coco pode ser usado em alimentos, tanto em pratos quentes como peixes e outras carnes, até mesmo para frituras como estudos recentes comprovam. Também é ótimo para temperos em saladas e em iogurtes e vitaminas. Lembrando que o óleo deixa um leve sabor adocicado de coco. Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.


Deixe uma resposta