O exercício de flexão de braço é um dos mais antigos e ainda um dos mais utilizados entre os exercícios de calistenia que são aqueles que usam o peso do próprio corpo como resistência. Ele é de grande ajuda para aqueles que fazem exercícios em casa ou que viajam com frequência. É o que se chama de “pagar” flexões, muito comum entre as pessoas.antebraço

A flexão de braço, por ser um exercício multiarticular, consegue trabalhar vários músculos de uma única vez e os principais são trapézio, deltoide e peitorais. Para que isso ocorra é necessário fazer o movimento da maneira correta e apenas com algumas pequenas modificações é possível trabalhar outros grupos com o mesmo exercício.

Está começando na academia? Então confira nosso guia para iniciantes na academia.

Movimentos na flexão de braçoatleta

Existem 3 movimentos diferentes que podem ser feitos na flexão de braço:

  • Movimento tradicional: as mães ficam um pouco mais além da linha dos ombros e inicie com os cotovelos estendidos. Desça o corpo fletindo o cotovelo até que ele fique numa angulação entre 90 e 120 graus e depois retorne para a posição inicial.
  • Movimento aberto: aqui as mãos devem ficar alinhadas à posição dos ombros e durante o movimento de descida os cotovelos devem ficar numa angulação de 90° e em seguida retornar à posição inicial.
  • Movimento fechado: neste os ombros devem ficar em adução e as mãos ficam mais afastadas da linha do cotovelo e este só se flexiona no final do movimento em 90°.

Mas, porque todas essas coisas de angulações e alinhamentos importam? Todas essas informações acima servem para que você saiba quais músculos trabalhará em cada variação. Para o método tradicional os principais músculos do movimento são o peitoral maior e o deltoide e também há grande participação do tríceps.

Dica: Confira também nosso artigo sobre o treino de quadríceps: afundo.bola suiça

Já no tipo fechado, o peitoral maior participa muito pouco se tornando apenas musculatura acessória. As porções medial e posterior do deltoide são o foco do movimento e o tríceps também entra com grande parte do trabalho. Já na fechada, a porção anterior e medial do deltoide age como musculatura principal, ocorre uma participação menor do tríceps e o peitoral maior volta a fazer parte do movimento principal.

Posição dos inferioresprancha

Até mesmo o posicionamento das pernas consegue modificar o foco muscular do exercício. Quando elas estão apoiadas em algo que está acima da linha do quadril, a musculatura principal do movimento é a porção superior peitoral maior. Porém, se estiverem abaixo da linha do quadril, a porção inferior do peitoral maior será o músculo de destaque.

Posição dos péscalistenia

O posicionamento dos pés é de extrema importância para estabilizar o corpo. Assim, com os pés mais afastados a base de apoio será maior e então você terá menos trabalho para manter o corpo em equilíbrio. Na posição de um pé sobre o outro, a base de apoio é quase nula e a intensidade do exercício se torna maior devido a grande necessidade de se manter em equilíbrio. A posição dos pés não interferirá consideravelmente no trabalho muscular e sim na propriocepção, portanto se você sentir dificuldade em se equilibrar é melhor manter os dois pés afastados.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui