Saiba Tudo Sobre BCAA

U Marcos A.    t 3 de julho de 2014


O BCAA é formado por 3 tipos de proteínas que não são produzidas pelo nosso organismo, também chamados de Aminoácidos Essenciais: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Essas substâncias são encontradas, principalmente, em alimentos ricos em proteínas como a carne, ovos, leite e derivados e até mesmo em feijão e leguminosas. Esses aminoácidos ajudam o corpo a produzir energia, principalmente durante os exercícios, em especial, aqueles de longa duração.

Saiba tudo sobre BCAA

O BCAA não apenas aumenta a massa muscular, mas também é capaz de conferir ao organismo inúmeros benefícios:

  • reduz o índice de lesão muscular;
  • melhora o sistema imune;
  • reduz a fadiga;
  • desnutrição energética proteica;
  • tratamento de encefalopatia hepática;

Ganho de massa muscular com BCAA

Saiba tudo sobre BCAA

Fazer uso dos suplementos de BCAA aumenta a produção de proteína pelo organismo. Quando estamos fazendo musculação, o corpo entra em catabolismo, que é um estado onde há quebra de moléculas e neste caso, grande lesão muscular. É nesse ponto que o BCAA produz benefícios, gerando maior síntese de proteínas e reduzindo a lesão muscular.

Confira também nossa dieta especial para ganhar massa muscular.

Encefalopatia Hepática

Saiba tudo sobre BCAA

Os principais sinais e sintomas dessa doença são as mudanças comportamentais, manifestações neuropsiquiátricas e neuromusculares. Quando há grande disponibilidade de BCAA’s no organismo, ocorre uma competição pelo sítio ligante com outras substâncias que prejudicam a saúde. Em vez de entrar aminas tóxicas, entram aminoácidos no sistema nervoso central.

Pessoas com a mobilidade afetada

Saiba tudo sobre BCAA

Algumas pessoas podem ter a sua mobilidade reduzida por diversos motivos: um acidente de trânsito, uma doença como a fibromialgia e tantas outras que podem acometer o indivíduo. Como o BCAA produz maior quantidade de massa muscular, reduzindo a perda e a atrofia muscular, proporcionando maior coordenação e equilíbrio ao indivíduo.

Confira também nosso artigo sobre as melhores marcas de Whey Protein.

Como consumir os aminoácidos

Saiba tudo sobre BCAA

Primeiramente, quem vai estipular a dosagem e o momento de tomar o suplemento será um nutricionista ou um nutrólogo. Alguns fatores, como o tipo do seu treino, se é musculação ou aeróbico de alta performance, irão estipular a quantidade e o momento da ingestão. A molhar forma de consumo é em pó ou cápsulas e só devem ser consumidos em dias de treino.

Saiba tudo sobre BCAA

Outro ponto importante para salientar é no caso de ingestão em altas doses. Uma alta concentração de aminoácidos de cadeia ramificada circulando no organismo, aumenta as taxas de amônia na corrente sanguínea, elevação da frequência cardíaca e modifica a percepção do esforço no momento dos exercícios, o que pode ser prejudicial.

Quem pode ou não usar o BCAA

Saiba tudo sobre BCAA

Lactantes, idosos, crianças e gestantes estão na lista dos que podem tomar o suplemento, mas apenas sob prescrição médica. Esse tipo de substância é mais direcionado para fisiculturistas, atletas e praticantes de atividade física em geral. Outro grupo que não deve consumir o BCAA são os alcoólatras, pois o álcool aumenta ainda mais as taxas desse grupo de aminoácidos no sangue.

Combinações do BCAA com outros Suplementos

Saiba tudo sobre BCAA

O BCAA pode ser facilmente combinado com outros suplementos esportivos. Com whey protein, é possível aumentar as taxas de proteína circulante para acelerar a regeneração muscular no pós treino. Combinado com cretina, o BCAA aumenta a intensidade dos treinos, permitindo criar mais massa muscular. Uma excelente combinação é com alimentos que possuem altos teores de proteína como as carnes, o leite e seus derivados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *