Taurina: o que é, os benefícios e como consumir

U Marcos A.    t 21 de fevereiro de 2016


O nosso corpo precisa dos mais diversos nutrientes para garantir um bom funcionamento. Entre esses nutrientes estão os aminoácidos, que se dividem em essenciais (devem ser adquiridos pela dieta) e não essenciais (que o nosso corpo produz). A taurina se classifica no segundo grupo e, apesar disso, ela também é adquirida a partir da dieta, principalmente em alimentos de origem animal.

Taurina: o que, os benefícios e como consumir

Os benefícios da taurina

Prevenção do diabetes

A taurina se concentra, principalmente, nas células alfa do pâncreas e desta forma, melhora o metabolismo da glicose e também de outros aminoácidos. Alguns estudos acreditam que essas células alfa têm o poder de controlar a menor ou maior excreção da insulina pelo pâncreas.

Melhora o sistema imune

Pesquisas sugerem que a taurina consiga controlar a ação das células T. Esta célula, também conhecida por linfócito T são glóbulos brancos tem como função principal defender o nosso corpo contra agentes maliciosos. Ela induz a apoptose da célula (morte celular) quando ela está infectada por algum vírus, bactéria ou outros micro-organismos.

Taurina: o que, os benefícios e como consumir

A Taurina melhora o desempenho muscular?

A presença de taurina disponível na corrente sanguínea permite a produção do óxido nítrico, um gás que é naturalmente produzido pelo nosso corpo e que melhora o fluxo sanguíneo para os músculos. Desta forma, as fibras musculares recebem mais energia, mais nutrientes e mais oxigênio, passando a desempenhar melhor o seu papel.

A Taurina faz bem ao coração?

A homocisteína é um aminoácido homólogo à cisteína que funciona como um indicador de doença cardiovascular. Quando presente no sangue em grandes quantidades está sinalizando que há problemas nesse sistema. A homocisteína favorece à formação de trombos que podem ocluir a luz a um vaso e causar o infarto. A taurina ajuda a reduzir os níveis dessa substância.

Taurina: o que, os benefícios e como consumir

Como consumir taurina

Quantidade recomendada

Tudo vai depender do motivo pelo qual você deve fazer uso desse aminoácido e sempre deve ser sob orientação médica. A dose diária costuma variar entre 3 e 6 g por dia. Os suplementos de taurina podem ser encontrados na forma de cápsula ou em pó.

O suplemento de taurina é, normalmente, utilizado pelos praticantes de musculação e em combinação com outros tipos de proteínas como a creatina. A ideia é potencializar a hipertrofia muscular.

Taurina: o que, os benefícios e como consumir

Taurina e bebidas energéticas

É muito comum encontrar esse aminoácido presente em bebidas energéticas e é também por isso que essas bebidas são muito consumidas pelos praticantes de musculação. A presença de taurina ajuda a reduzir os efeitos maléficos que os energéticos podem causar ao corpo. Por exemplo, a irritabilidade que as doses de cafeína podem causar.


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