Não importa a dieta que você esteja fazendo, a comida precisará de tempero se você pretende descê-la garganta abaixo. Mas, até na hora de temperar a comida você pode dar uma mãozinha a sua dieta usando os temperos que ajudam na queima de gordura. Você pode pensar: mas o tempero é uma parte tão pequena se comparado ao total da refeição. Pense que você os consome todos os dias várias vezes por dia, agora pense nisso em um mês. Quanto de tempero você já comeu? Exatamente!

Pimentapimenta

Muita gente já sabe que a pimenta é ótima como um valioso termogênico, além de espantar o mal olhado em algumas crenças. A capsaicina é uma substância presente nesse alimento que aumenta a termogênese e promove a queima mais rápida de energia. Consequentemente, se o metabolismo está trabalhando mais rapidamente você perderá mais peso. Quanto mais for a sensação de ardor que a pimenta possui, maior será o seu poder de acelerar o metabolismo. Bons exemplos para usar no tempero é a malagueta, jalapeno, dedo de moça e outras. É possível usar esse tempero no frango, carnes vermelhas, no feijão e até mesmo na salada.

Canelacanela

A canela, além de possuir ação termogênica, também possui outros benefícios como a redução da vontade de comer doce e ajuda no controle da glicemia. Se você tem histórico de familiares com diabetes em sua família, é uma ótima opção começar a se cuidar. A canela é excelente para essa finalidade já que ela tem o poder de reduzir a produção do hormônio GLP-1. Ele é responsável por estimular a secreção da insulina e aumentar as suas taxas na corrente sanguínea. Esse tempero é excelente para comer com frutas como a banana ou maçã e também no arroz doce. Apenas 3 gramas já é o suficiente para perceber os seus efeitos.

Quer emagrecer? Conheça a dieta da sopa.

Gengibregengibre

Esse tempero não é muito comum na culinária brasileira, já na japonesa é muito constante. O gengibre possui uma substância chamada gengirol que ajuda a aumentar o gasto calórico em 10%. Ele pode ser utilizado em carnes vermelhas, frango e peixes. Também é muito apreciado nos chás em países do oriente, já que o calor não fará com que perca as suas propriedades.

Cúrcumacurcuma

A curcumina, substância presente neste tempero, é um excelente anti-inflamatório. Pessoas acima do peso se encontram em quadro inflamatório já que estão com excesso de tecido adiposo. Com a utilização frequente da cúrcuma fica mais fácil alcançar a perda de peso. Essa substância também apresenta outros benefícios:

  • reduz o triglicérides;
  • eleva o HDL (bom colesterol);
  • reduz o colesterol e outros lipídios;

Ao contrário do gengibre, a cúrcuma se degrada com o calor intenso e perde os seus benefícios. Portanto, ela deve acompanhar pratos que não demorem muito na hora do cozimento como um filé de frango. Uma colher de café é a quantidade ideal.

Dica: Perca peso rapidinho com a dieta detox.

AzeiteAZT

A fama desse maravilhoso óleo o precede. Cientistas já comprovaram os seus diversos benefícios na Dieta do Mediterrâneo. Além de reduzir as taxas de LDL no sangue e fazer uma limpeza nas artérias, evitando doenças como a hipertensão arterial e prevenindo o infarto e o AVC, esse tempero também consegue aumentar o tempo de saciedade e assim, evita que você sinta fome de maneira constante. Uma dica importante na hora de preparar os pratos com esse ingrediente: nunca aqueça-o! Ele perde todas as suas propriedades em altas temperaturas.

Vinagre de Maçãvinagre

Uma pesquisa na qual os participantes ingeriram 2 colheres desse tempero diluídos em água antes do almoço e do jantar verificou que eles perderam, em média, 2 quilos em apenas um mês. A explicação para isso é que o vinagre de maçã evita que ocorram os picos de insulina após uma refeição com alto teor de carboidratos. Assim, esse nutriente não é armazenado na forma de gordura já que não é liberado em grande quantidade no organismo. Outra explicação para a perda de peso é a presença do ácido acético que reduz a absorção de amido e açúcar por parte do aparelho digestivo. Apenas uma colher de chá em saladas ou carnes brancas é o suficiente para sentir os seus efeitos.

Salsasalsa

A salsa é um tempero diurético, ajudando, desta forma, a reduzir as toxinas no nosso organismo. Isso facilita o bom funcionamento do metabolismo e consequentemente, acelera a perda de peso. Ela fica excelente em legumes, carnes, no arroz ou em molhos. Também pode ser utilizada na preparação de chás e em infusões.

Alhoalho

O principal objetivo desse alimento nas refeições é melhorar o equilíbrio do organismo fazendo com todas as funções estejam em ordem. A melhor maneira de consumi-lo é em sua forma natural, ou seja, crua. Mas, o seu sabor forte impede que muitos façam esse pequeno sacrifício. Então, para facilitar a ingestão, ele pode ser acrescentado logo após o cozimento dos alimentos. Assim, é possível amenizar o seu forte sabor e ainda manter as propriedades que são:

  • antiviral;
  • controle da pressão arterial;
  • controle da glicemia;
  • antioxidante;
  • anti-inflamatório;
  • confere proteção ao coração;

Oréganooregano

Nem comece a se empolgar pensando que vai comer pizza até passar mal. Ele vai muito bem em alimentos cozidos ou assados como as carnes ou legumes refogados. Esse tempero possui duas funções importantes: é um ótimo diurético e ajuda na digestão.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui