Conheça os Tipos de Ação Muscular

U Marcos A.    t 15 de novembro de 2013


O trabalho muscular é muito importante, não apenas pela estética, mas principalmente pela saúde. Manter os músculos sempre em movimento evita contraturas, reduz a ocorrência de lesões e melhora as atividades das vidas diárias. Podemos trabalhar os músculos de diversas formas, promovendo ação concêntrica, estática ou excêntrica.

Leia também nosso artigo especial sobre os tipos de treino de musculação.

Ação concêntrica ou ações dinâmicas

Ocorre quando há encurtamento muscular. É o tipo de ação mais comum, por exemplo, quando é realizado o treino de bíceps. Normalmente, para exercitar o bíceps, por exemplo, o músculo é sempre encurtado. Ele acaba sendo contraído e sustentando o peso em um comprimento bastante reduzido como nos movimentos de rosca simétrica e remada alta.

AM 1

Ação Estática ou isométrica

Neste caso não ocorre alteração nem do comprimento do músculo e nem do ângulo da articulação, em outras palavras, o membro fica completamente parado. Ocorre quando você pega algum peso que a força gerada pelos seus músculos não é capaz de mover a partir de certo ponto. A força externa é muito maior e os filamentos de miosina não conseguem se mover.

AM 2

Ação excêntrica

Esse movimento é exatamente o oposto da ação concêntrica. Lá os músculos ficam encurtados e o ângulo articular diminui. Aqui, os músculos são alongados e, portanto, o ângulo formado pela articulação aumenta o grau. Mas eles são iguais em duas coisas: são ações dinâmicas e por conta disso geram ganho de massa e aumento de força muscular. É o que acontece quando ao treinar o bíceps, depois do movimento de subida vem o de descida formando a ação excêntrica.

AM 4

Dica

Quase que 100% das pessoas que frequentam as academias tendem a focar muito mais quando o músculo faz a ação concêntrica. E você, que vai ler esse artigo até o final fará melhor do que elas que já malham há anos nesse mesmo ritmo. A ação excêntrica consegue recrutar muito mais fibras que a concêntrica, o que acaba gerando hipertrofia de forma mais rápida. Veja alguns pontos importantes do treino com contração excêntrica:

  • Aumento de proteína contrátil, ou seja, da actina e miosina;
  • Maior lesão muscular (o músculo precisa se lesionar para ter maior hipertrofia);
  • Maior recrutamento de unidades motoras;
  • Maior gasto energético;
  • Proporciona maior fortalecimento ao tecido conjuntivo;
  • Aumenta a quantidade de fibras musculares;
  • Melhora a contratilidade muscular;

AM 3

Mesmo com todos esses benefícios, são poucas as pessoas que realizam treino com enfoque na contração excêntrica. Seja por falta de informação ou por hábito, elas acabam retardando o crescimento muscular. E agora você vai para a academia fazer os treinos de forma correta, demorando mais na descida do que na subida dos pesos e é claro, ganhar massa muscular de maneira muito mais rápida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *