Tome chá verde para acelerar o emagrecimento

U Marcos A.    t 21 de janeiro de 2016


Creio que o chá verde já é um antigo conhecido de muita gente. Já tem algum tempo que as pessoas estão recorrendo a uma perda de peso saudável, utilizando medicamentos naturais e que oferecem menos efeitos colaterais. Pois bem, o chá é um desses aliados na guerra contra a balança, mas é bom saber como usá-lo da maneira correta.

Saiba como escolher entre o chá verde e o chá branco, qual a melhor opção para você.

As famosas folhas da Camellia sinensis, a mesma que dá origem aos chás preto e branco, também são as responsáveis pelo chá verde. O que dá a diferença entre as propriedades dos chás é o momento da colheita das folhas e também no armazenamento delas. No chá verde, as folhas são levadas ao vapor e depois são secas.

Tome chá verde para acelerar o emagrecimento

Os benefícios do chá verde

Poderoso agente antioxidante

Você, certamente, já deve ter ouvido falar nas substâncias antioxidantes não é mesmo? Fala-se tanto nelas porque são extremamente importantes para a nossa saúde. Tão importantes que podem até ajudar a reduzir a incidência do câncer.

Como principal substância antioxidante aqui, temos as catequinas. Esse nutriente é responsável por reduzir a ação tóxica dos radicais livres que oxidam as células, acelerando o envelhecimento e também danificando a cadeia de DNA.

Tome chá verde para acelerar o emagrecimento

Deixa você de bom humor

Podemos encontrar nas folhas do chá um aminoácido chamado L-teanina. Quando ele entra na nossa corrente sanguínea vai parar no cérebro e lá, consegue acelerar a liberação dos chamados neurotransmissores do prazer: a dopamina e a serotonina.

Outro ponto positivo é que o chá libera a presença de ondas alfa no cérebro aumentando a sensação de relaxamento. Além de tudo isso, os flavonoides presentes no chá também conseguem equilibrar a liberação de noradrenalina, um hormônio que está diretamente relacionado com a ansiedade.

Tome chá verde para acelerar o emagrecimento

Outro hormônio que o chá consegue controlar, com a ajuda da vitamina C é o cortisol, substância que é secretada em grandes quantidades no momento do estresse e traz grandes males para o nosso corpo.

Protege a mente

Ainda não está completamente certo, porém, alguns estudos realizados já confirmaram que o chá verde az muito bem para a nossa mente, protegendo a cognição, o nosso entendimento das coisas. É uma função que entra em declínio com o envelhecimento e em situações mais graves, as quais ainda não se sabe os motivos, podem causar o Mal de Alzheimer.

Ajuda no emagrecimento

Tome chá verde para acelerar o emagrecimento

Essa é a propriedade mais famosa do chá verde e que fez com que tantas pessoas passassem a fazer uso desse chá. Ele ajuda na perda de peso de duas formas: acelerando o metabolismo e aumentando a sensação de saciedade.

Em uma folha do chá podemos encontrar cerca de 10 a 86 mg de cafeína. A cafeína é um acelerador do metabolismo. E o que isso significa? Significa que o nosso corpo vai consumir mais carboidratos e gorduras para gerar energia para as funções orgânicas.

Quanto a oferecer um maior tempo de saciedade, isso ocorre graças às catequinas. Algumas pesquisas apontam que essas substâncias interagem diretamente com os receptores de leptina, um hormônio que, junto com outras substâncias, atuam na sensação de saciedade.

Veja de que forma o chá matchá consegue ser mais eficiente que o chá verde.

Como consumir o chá verde

Tome chá verde para acelerar o emagrecimento

É nesse ponto que muita gente peca. Achar que beber mais chá durante o dia vai levar a uma perda de peso mais rápida é um grande engano. O ideal é ingerir, no máximo, 600 ml de chá verde.

A partir desse ponto já existem depoimentos de pessoas que começaram a sentir efeitos colaterais promovidos pela planta. Isso é o mesmo que tomar até 4 xícaras de chá por dia. Você pode encontrar as folhas secas ou os sachês que são vendidos em supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais.

Descubra também quais são os principais benefícios do chá de gengibre.

Uma forma fácil de ingerir as folhas do chá verde é através das cápsulas. O problema é que, assim como os sachês, o fabricante pode colocar lá dentro muito mais talos do que as folhas em si. Portanto, o melhor mesmo é fazer o chá em casa com as folhas e guardar na geladeira ou numa garrafa térmica.

Consumo em excesso

Tome chá verde para acelerar o emagrecimento

Mas então, o que pode causar a ingestão de mais de 600 ml de chá verde por dia? As substâncias presentes na folha podem reduzir a absorção de cálcio e ferro pelo organismo. Algo que é bastante perigoso para mulheres na menopausa e também para pessoas que sofrem de anemia ferropriva.

Contraindicações

Pessoas que sofrem de gastrite ou alguma doença estomacal não devem ingerir o chá já que ele promove maior secreção de suco gástrico. Outro grupo que não deve ingerir o chá verde, principalmente à noite, são as pessoas que sofrem de insônia. Como a planta tem cafeína, pode prejudicar e muito a qualidade do seu sono.

Tome chá verde para acelerar o emagrecimento

Portadores de hipertireoidismo também devem ficar longe do chá. Afinal de contas, ele promove o aumento do metabolismo algo que já se encontra exacerbado em que tem a patologia. Hipertensos também não devem fazer uso do chá.

Gestantes e lactantes também não devem tomar em hipótese alguma, principalmente se a gestação estiver nos 3 primeiros meses quando há o maior risco de aborto. O efeito acelerador do metabolismo pode provocar hemorragia e perda do feto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *