Transforme o Exercício Físico num Hábito

U Marcos A.    t 21 de janeiro de 2014


Desculpas para não começar a se exercitar não faltam: muito trabalho, cansaço e a falta de tempo. Essa última é a mais clássica de todas e algumas pessoas já tem a resposta na ponta da língua. Mas ao invés de tornar as desculpas um hábito, que tal sair da zona de conforto e colocar a mão na massa? No momento que você decidir colocar os exercícios na sua vida não vai querer mais largar.

tempo2

Arranje tempo

Essa é a primeira regra a ser seguida se você deseja começar uma nova rotina. Arranjar desculpas como “não tenho tempo” não vai fazer o pneuzinho sumir ou aquela barriga de chopp ir pelos ares. Não adianta! Tudo exige trabalho duro e se você não está disposto a isso é melhor esquecer. Portanto é melhor começar a deixar um espaço separado na agenda para cuidar da sua saúde porque você precisa dela mais do que qualquer coisa.

tempo1

Não adianta tratar os exercícios físicos com um “se der tempo eu vou”. O que tem que ser feito é encara-los como uma outra atividade do dia como trabalho, escola ou curso de inglês. Se você souber organizar bem o seu tempo o dia vai se tornar enorme e a falta de tempo não será mais uma desculpa. Pense em quanto tempo você perde durante o dia com coisas banais como bater perna na rua só porque não está afim de ir para casa. Esse tempo pode ser muito bem utilizado dentro de um espaço no qual você pudesse se exercitar.

Leia também os artigos Iniciando a MusculaçãoTipos de treinos.

Não exija demais do seu corpo

Se você quiser mesmo fazer isso dar certo não comece com grandes metas. Existem pessoas que estabelecem uma perda de peso assustadora só no primeiro mês de exercícios. Se você não conseguiu perder nenhum em vários meses como pretende em apenas um mês perder, por exemplo, 20 kg? Quando as metas são quase inalcançáveis você não consegue cumpri-las e acaba perdendo o ânimo e a disposição que tanto tinha. Aí, volta a velha desculpa no “não tenho tempo” e as atividades físicas são deixadas de lado.

Lado emotivo

Não se esqueça que muito do que acontece no nosso dia a dia é reflexo de como estamos com nossas emoções. Se estamos muito ansiosos ou estressados comemos muito mais do que o normal. Se estamos deprimidos ou chateados a academia com certeza não vai rolar naquele dia. E isso é fato: quando você falta um dia aos exercícios será muito mais fácil e tentador faltar o próximo e próximo e o próximo.

tempo3

Realizar atividades físicas diariamente, sem dúvidas, vai lhe ajudar a resolver inúmeros problemas durante o dia que antes eram necessários toda a sua força e energia para uma coisa simples e banal. Fora que, depois de um dia estressante não há nada melhor do que correr ouvindo uma boa música usando roupas confortáveis e se exercitar despreocupadamente sem horários, regras ou chefes.


Deixe uma resposta